Notícias Alpina B5 GT (634 cv). A despedida perfeita para o BMW Série 5?

Edição Limitada

Alpina B5 GT (634 cv). A despedida perfeita para o BMW Série 5?

O B5 GT é o Série 5 mais potente que a Alpina alguma vez criou e é mais rápido do que o BMW M5 CS. Só vão ser feitos 250.

Alpina B5 GT frente 3/4
© Alpina

A BMW prepara-se para apresentar em 2023 a nova geração do Série 5, geração G60, mas antes disso acontecer, a Alpina resolveu despedir-se da geração atual (G30) com uma edição limitada do seu B5.

A conhecida empresa alemã, que desde 2022 pertence ao BMW Group, lançou a sua derradeira versão do Série 5 atual e, pelo caminho, criou um modelo capaz de bater o todo poderoso BMW M5 em potência e em velocidade máxima.

TÊM DE LER Nova ordem mundial? O BMW M mais vendido de 2022 é elétrico

O resultado é este Alpina B5 GT, que está disponível na versão berlina e carrinha (Touring) e terá uma produção limitada a apenas 250 exemplares.

Alpina B5 GT Touring
© Alpina O Alpina B5 GT está limitado a apenas 250 exemplares

Na base de todo este projeto está o conhecido motor V8 biturbo de 4,4 l (N63 e não o S63 do M5) que encontramos no BMW M550i e que já debitava no B5 uma potência de 608 cv — contra 530 cv no M550i —, mas aqui recebeu uma nova admissão de ar e um software atualizado, passando a produzir 634 cv e 850 Nm.

Alpina B5 GT motor
© Alpina

Mais rápido do que o BMW M5 CS

Graças a isso, o novo Alpina B5 GT ultrapassa em potência não só o BMW M5 (600 cv), como também o BMW M5 Competition (625 cv). Neste capítulo, só perde mesmo para o BMW M5 CS por um singelo cavalo de potência, ao debitar 635 cv, que mantém (previsivelmente) a coroa de o Série 5 mais potente de sempre.

O binário é enviado às quatro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades, que também foi atualizada, e que permite que o B5 GT seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4s na configuração berlina e em 3,6s na versão Touring.

Quanto à velocidade máxima, está fixada nos 330 km/h para a berlina e nos 322 km/h para a carrinha, sendo que em qualquer um dos casos é sempre superior aos 305 km/h anunciados pelo BMW M5 CS.

Alpina B5 GT traseira
© Alpina

Mais potente e com uma voz mais rouca, graças ao novo sistema de escape, o B5 GT recebeu ainda melhorias ao nível da direção, que a Alpina garante estar ainda mais precisa e comunicativa, e na versão Touring apresenta um eixo traseiro rebaixado, para melhorar o centro de gravidade.

Os travões também mereceram a atenção dos engenheiros da «casa» com sede em Buchloe, na Alemanha. Seja qual for a versão, o B5 GT está sempre equipado com discos Brembo de 395 mm de diâmetro à frente e 398 mm de diâmetro na traseira.

Alpina B5 GT Touring
© Alpina

Imagem a condizer

Para acompanhar as melhorias mecânicas, a Alpina propõe uma estética ainda mais exclusiva, ainda que a base seja em tudo semelhante ao que já conhecíamos do Alpina B5 «convencional».

LEIAM TAMBÉM Amor ou obsessão? Este colecionador tem 15 BMW Série 7

Destacam-se os para-choques desportivos, na dianteira e na traseira, sempre pintados na totalidade na mesma cor da carroçaria (uma assinatura da marca), os diversos apontamentos aerodinâmicos, as típicas quatro ponteiras de escape e as jantes Alpina Classic de 20” em tom dourado.

Alpina B5 GT jantes
© Alpina

No interior, além das várias configurações de cores e materiais possíveis, destaca-se o novo volante, com o logótipo da Alpina ao centro, as inserções em madeira e claro, a placa numerada na consola central que atesta que este não é um B5 qualquer, mas sim uma série limitada.

Quanto custa?

Já disponível para encomenda, o novo Alpina B5 GT está disponível na Alemanha com preços a começar nos 145 500 euros na versão berlina e nos 148 500 euros na variante Touring. As entregas começam no próximo mês de julho.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do BMW M3 Competition (G80)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo BMW M3 Competition (G80). Este ou um Giulia Quadrifoglio?