Notícias Paris vai proibir as trotinetas elétricas. População votou e resultado foi esmagador

Mobilidade

Paris vai proibir as trotinetas elétricas. População votou e resultado foi esmagador

Depois de em 2018 ter sido pioneira na introdução de trotinetas elétricas partilhadas, Paris prepara-se agora para as banir.

trotinetes elétricas paris
Foto de Mathias Reding na Unsplash

Paris vai tornar-se a primeira grande capital da Europa a banir as trotinetas elétricas. Depois de ter sido pioneira, em 2018, na introdução deste tipo de solução de mobilidade individual, a capital francesa prepara-se para decretar a sua proibição, já a partir de 1 de setembro.

Esta já tinha sido uma ideia defendida pela presidente da Câmara Municipal, Anne Hidalgo, e que este domingo foi validada pelos parisienses. Isto porque os moradores da capital francesa foram convidados a votar num referendo e 90% dos participantes mostraram-se a favor da proibição destes veículos.

Importa dizer que dos 1,3 milhões de inscritos elegíveis para votar neste referendo apenas 103 mil pessoas participaram, o que representa uma participação de somente 7,4%. Contudo, esta forte abstenção não belisca a vontade da grande maioria que votou. Pelo menos para Anne Hidalgo, que classifica esta votação como “uma vitória da democracia local”.

Porém, esta votação é apenas consultiva, pelo que a medida ainda terá que ser aprovada pela Câmara Municipal de Paris. Ainda assim, deve tratar-se de uma mera formalidade, uma vez que a própria presidente do município já anunciou (no Twitter) o fim desta solução de transporte a partir de 1 de setembro, precisamente um dia após o fim do contratos que o município tem com as três empresas privadas que operam na cidade: Lime, Dott e Tier.

Recorde-se que em Paris existem atualmente cerca de 15 000 trotinetas elétricas e todos os meses são feitas, em média, 400 000 viagens com este tipo de veículos.

trotinetes elétricas paris
Foto de Vlad B na Unsplash Existem cerca de 15 000 trotinetes elétricas em Paris, distribuídas por três empresas: Lime, Dott e Tier

Trotinetas privadas a salvo

Esta decisão não afeta em nada a utilização de trotinetas elétricas privadas, tal como a própria Anne Hidalgo já tinha explicado anteriormente. O foco das críticas (e da própria votação) sempre foi o regime self-service deste tipo de serviço, o que leva a que estas trotinetas possam ser descartadas em qualquer lugar.

A juntar a isso, nos últimos meses têm-se somado os acidentes e os comportamentos de risco por parte dos utilizadores deste tipo de veículo, motivos mais do que suficientes para que os parisienses não tenham tido dúvidas na votação deste domingo.