Notícias Fábrica da Stellantis vai ser a primeira a produzir carros elétricos em Portugal

Produção

Fábrica da Stellantis vai ser a primeira a produzir carros elétricos em Portugal

É o início de uma nova era em Mangualde. O anúncio da produção de elétricos foi feito hoje, por Carlos Tavares, o CEO da Stellantis.

Fábrica de Mangualde, Stellantis
© Razão Automóvel

O Centro de Produção Stellantis de Mangualde vai ser a primeira fábrica portuguesa a produzir em grande série elétricos a bateria em Portugal já a partir de 2025.

A Razão Automóvel esteve presente em Mangualde para assistir ao anúncio feito por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, por ocasião da visita do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, no âmbito da iniciativa do Governo “PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) em Movimento”.

© Razão Automóvel Carlos Tavares, CEO da Stellantis, com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, à esquerda, e o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, à direita, no Centro de Produção Stellantis de Mangualde.
leiam também Stellantis Mangualde ficou «à beira» de bater recorde de produção em 2022

A produção irá concentrar-se na produção de furgões compactos elétricos a bateria, tanto nas versões de mercadorias como passageiros. A partir de 2025 veremos, assim, sair das linhas de produção de Mangualde os Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò.

“Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais”.

“Mangualde ganhou a produção destes modelos não porque sou português, mas porque em todos os campos de avaliação esta fábrica está no Top 3 a nível mundial.”

Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis
Líder em 2022
Em 2022, a Stellantis foi líder do mercado de veículos comerciais ligeiros elétricos na Europa, com uma quota de mercado na ordem dos 43%.

Mais 450 postos de trabalho na fábrica de Mangualde

A fábrica da Stellantis de Mangualde tem hoje 850 funcionários que já produzem as versões a combustão dos modelos citados. Esse número será aumentado em 450 novos postos de trabalho (1300 no total) quando a produção dos furgões elétricos arrancar em 2025.

O objetivo é de que a produção combinada anual dos Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò atinja as 50 mil unidades por ano.