Notícias Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid é muito mais potente e faz quase 100 km «elétricos»

Apresentação

Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid é muito mais potente e faz quase 100 km «elétricos»

Muita potência e uma longa autonomia 100% elétrica. Mercedes-AMG volta a repetir a fórmula no novo GLE 53 Hybrid 4MATIC+.

A marca da estrela continua a sua caminhada rumo à eletrificação e nem as versões mais desportivas com cunho da AMG ficam esquecidas. O novo Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid 4MATIC+ é um bom exemplo disso.

Sim, já havia um GLE 53 à venda, mas este novo GLE 53 Hybrid é «promovido» a híbrido plug-in, oferecendo muito mais potência e a possibilidade de percorrer quase 100 km em modo totalmente elétrico.

A boa notícia é que, ao contrário do que aconteceu com outras propostas da «casa» de Affalterbach, este GLE 53 Hybrid aposta num motor a gasolina com seis cilindros em linha e 3,0 l de capacidade, ao invés de blocos de quatro cilindros.

Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid motor seis cilindros
© Mercedes-AMG Ao contrário de outras propostas da Mercedes-AMG, o GLE 53 Hybrid resistiu à mudança para um motor quatro cilindros e mantém um «seis em linha»

Trata-se de um motor amplamente reconhecido da gama do GLE, mas que neste 53 Hybrid foi alvo de várias modificações, sobretudo ao nível do software, o que permitiu um ganho de 14 cv, para uma potência de 449 cv.

O seis cilindros em linha é combinado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv), uma bateria com 31,2 kWh de capacidade e com o sistema de tração integral totalmente variável da AMG, denominado AMG Performance 4MATIC+.

Contas feitas, a potência combinada do conjunto ascende aos 400 kW (544 cv) e o binário máximo combinado aos 750 Nm. São mais 109 cv que o GLE 53 «normal» e fica a 68 cv de distância do V8 biturbo do GLE 63.

Com estes números o novo Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid acelere dos 0 aos 100 km/h em 4,7s (menos 0,3s que o GLE 53 «normal») e chegue aos 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

E a autonomia?

Quando em modo puramente elétrico, a velocidade máxima está limitada aos 140 km/h, sendo capaz de oferecer até 93 km de autonomia (ciclo WLTP) em modo 100% elétrico.

Quanto à velocidade de carregamento, o Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid aceita até 60 kW em corrente contínua (DC) — um valor incomum para um híbrido plug-in —, e até 11 kW em corrente alternada (AC).

Bem comportado

Por se tratar de um Mercedes-AMG, o rendimento não foi esquecido, como de resto já vimos pelos números de potência e performance que este vasto SUV anuncia.

Porém, para melhor lidar com a potência e binário acrescido — assim como peso, que não foi anunciado —, o Mercedes-AMG GLE 53 Hybrid 4MATIC+ vem de série com jantes de 21” (20″ no GLE 53) e pneus traseiros mais largos (315 mm contra 275 mm).

Isto sem esquecer o conjunto de travagem com discos dianteiros enormes com 400 mm de diâmetro e com discos traseiros de 370 mm.

A somar a isso, está equipado com novas barras estabilizadoras em ambos os eixos e com suspensão pneumática adaptativa, que permite alternar entre vários modos de condução e, entre outras coisas, ajustar a altura e a dureza da suspensão.

Quanto custa?

A Mercedes-AMG ainda não anunciou os preços do novo GLE 53 Hybrid — que está disponível na carroçaria SUV e Coupé — para o nosso país.

AMG GLE 53 Hybrid
© Mercedes-AMG Como seria de esperar, o novo Mercedes-AMG 53 Hybrid está disponível em duas carroçarias: SUV e «SUV-coupé»