Notícias Sem Diesel nem eletrificação. O que mudou nos Skoda Scala e Kamiq 2023?

Apresentação

Sem Diesel nem eletrificação. O que mudou nos Skoda Scala e Kamiq 2023?

A Skoda acaba de fazer a habitual atualização de meio ciclo de vida a dois dos modelos mais relevantes da sua gama: Scala e Kamiq.

Skoda Kamiq e Scala 2024
© Skoda

A Skoda acaba de atualizar o Scala e o Kamiq, que passaram a contar com mais argumentos perante a concorrência, depois de terem sofrido pequenos retoques visuais e um reforço da tecnologia e do equipamento.

Assentes na plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen, a mesma que serve de base ao Volkswagen Polo e ao Skoda Fabia, os renovados Scala e Kamiq receberam novos grupos óticos (na dianteira e na traseira), que podem contar de forma opcional com tecnologia LED Matrix, e uma grelha dianteira totalmente redesenhada.

Skoda Kamiq traseira
© Skoda Skoda Kamiq

A somar a isso, ambas as propostas passam a contar com novos desenhos de jantes, que podem ir até às 18” e contar com um acabamento negro.

Também comum a estes dois modelos é o facto da marca checa disponibilizar uma configuração de pintura bicolor, que acrescenta um acabamento negro ao pilar central, ao tejadilho e aos espelhos retrovisores laterais.

A NÃO PERDER: Novo Skoda Superb 2024 traz híbrido plug-in com mais de 100 km de autonomia

Interior com atualizações de detalhe

No interior, destaque para o novo painel de controlo do ar condicionado automático e para os dois ecrãs oferecidos de série. O painel de instrumentos digital tem 10,25” e o ecrã multimédia central tem 8,25”, ainda que de forma opcional possa crescer até às 9.2”.

A Skoda também fez várias alterações ao nível dos materiais oferecidos dentro do habitáculo, muitos deles reciclados ou renováveis, um pouco à imagem do que tem acontecido com quase todas as novas propostas.

Skoda Kamiq Monte Carlo
© Skoda Versões Monte Carlo do Scala e do Kamiq destacam-se por contarem com apontamentos em vermelho e com bancos desportivos com apoio de cabeça integrados

Só motores a gasolina

Quanto à mecânica, destaque para o facto de só estarem disponíveis motorizações a gasolina. Não há motorizações Diesel, nem sequer qualquer assistência eletrificada — mild-hybrid — aos motores a gasolina que compõem as gamas de ambos os modelos.

A gama arranca com o bloco 1.0 TSI turbo com três cilindros, que pode assumir dois níveis de potência:

  • 95 cv, caixa manual de cinco velocidades;
  • 115 cv, caixa manual de seis relações ou automática DSG de sete velocidades.

No topo da gama continuamos a contar com o conhecido motor 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 cv de potência, que pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automática de sete relações.

Importa recordar que este último motor conta inclusive com tecnologia de desconexão de cilindros. Isto significa que permite desligar dois cilindros de forma pontual em situações menos exigentes, para assim reduzir os consumos.

Skoda Kamiq perfil
© Skoda Skoda Kamiq

Quando chega?

A Skoda ainda não revelou quanto os renovados Scala e Kamiq vão custar nem quando vão chegar ao mercado nacional.