Notícias Há uma nova Mitsubishi L200 mas não vem para Portugal

Apresentação

Há uma nova Mitsubishi L200 mas não vem para Portugal

Maior, mais leve e só com um motor Diesel. A Mitsubishi acaba de apresentar a nova geração da L200, que não vem para Portugal.

Mitsubishi L200
© Mitsubishi

Em Portugal, a «carreira» da Mitsubishi L200 já chegou ao fim. Mas lá fora, a famosa pick-up japonesa continua a dar cartas e acaba de receber uma nova geração.

Com uma imagem completamente renovada, com um chassis de longarinas e travessas redesenhado e com um novo motor Diesel, a nova L200 (ou Triton, dependendo do mercado) chega com três carroçarias distintas: cabine dupla, cabine simples e cabine Club.

L200 perfil
© Mitsubishi

Entre as alterações exteriores que mais se destacam, está a caixa de carga, que foi modificada de maneira a ficar com uma altura ao solo inferior. O objetivo é facilitar o carregamento de objetos na traseira. A somar a isso, encontramos agora um degrau adicional do para-choques traseiro, para facilitar a subida/descida.

Apesar de não entrar em detalhes, o construtor dos três diamantes afirma que a nova L200 está ligeiramente maior do que antes, mas que o peso total foi reduzido, graças ao uso de aço de alta resistência e baixa liga na estrutura do chassis e na carroçaria.

A NÃO PERDER: Mitsubishi Colt regressa à Europa mas com «cara» de Renault Clio

Diesel e apenas… Diesel!

Para já, a Mitsubishi anunciou apenas uma motorização para esta nova L200. Trata-se de um novo motor Diesel, turbo, com 2,4 l de capacidade que pode ter três níveis de potência: 150 cv e 330 Nm, 184 cv e 430 Nm e 204 cv e 470 Nm.

Dependendo da versão escolhida, este motor pode surgir associado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma transmissão automática, também de seis relações. Nesta última configuração, a L200 ganha inclusive um modo Sport.

Motor Diesel Mitsubishi L200
© Mitsubishi A nova Mitsubishi L200 só está disponível — pelo menos para já… — com uma motorização Diesel

Quanto à tração, será possível beneficiar dos sistemas Super Select 4WD-II ou Easy Select 4WD da Mitsubishi, sendo que este último equipa um diferencial autoblocante que é capaz de enviar 40% da potência para o eixo dianteiro e o restante para as rodas traseiras.

Este é o sistema mais sofisticado dos dois, pelo que permite selecionar o modo 2H (tração traseira), 4H (4×4), 4HLc (com bloqueio do diferencial central) e 4LLc (com redutoras e bloqueio do diferencial central).

A somar a isso ainda temos sete modos de condução à nossa disposição: Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock.

L200 traseira
© Mitsubishi

Suspensão foi redesenhada

A suspensão foi também totalmente redesenhada, passando a assentar num sistema de triângulos duplos na dianteira e mantendo as simples, mas robustas molas de lâmina na traseira, para um melhor comportamento em curva, sem comprometer o conforto.

As versões Super Select 4WD-II passam também a contar com o sistema Active Yaw Control, que melhora as prestações em curva, aplicando uma ligeira travagem na roda interior dianteira.

Revolução por fora e por dentro

A imagem da nova geração da L200 representa, porventura, a maior evolução nos 45 anos de história deste modelo, que soma aproximadamente 5,6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Isso fica logo evidente na dianteira, que conta com a mais recente interpretação do Dynamic Shield e com uma assinatura luminosa totalmente nova.

L200 frente
© Mitsubishi

Nas versões mais equipadas a grelha surge inclusive pintada na cor da carroçaria, que pode assumir detalhes pintados num tom mais escuro.

Já no interior o destaque vai quase por completo para o reforço tecnológico de que esta pick-up foi alvo, apesar de preservar a instrumentação analógica e os botões físicos independentes para a climatização.

Não vem para Portugal

Se recentemente vimos chegar novas gerações da Ford Ranger, a n.º 1 na Europa, e da «irmã» Volkswagen Amarok, ao mercado europeu e nacional, as pick-up japonesas, antes líderes do mercado, pautam-se, cada vez mais, pela ausência.

A Nissan Navara deixou de ser vendida o ano passado e Mitsubishi L200 deixou de ser comercializada ainda durante a geração atual. Restam as Toyota Hilux e a Isuzu D-Max.

https://youtu.be/Sox4jzNF0pY

A nova geração da Mitsubishi L200 terá como mercados preferenciais o sudeste asiático, como a Tailândia, onde já está disponível, mas chegará brevemente também ao Japão.

Como referimos acima, não vem para Portugal, nem está prevista a sua comercialização em qualquer mercado europeu.