Notícias Este Skoda Favorit (1993) só tem 37 km. Só andou duas vezes em 30 anos

Raridade

Este Skoda Favorit (1993) só tem 37 km. Só andou duas vezes em 30 anos

Comprado por alguém que decidiu voltar a conduzir, mas que mudou de ideias a caminho de casa, este Skoda Favorit percorreu apenas 37 km.

Skoda Favorit - 3/4 frente
© Skoda

Em 1993, uma habitante dos arredores da cidade de Atenas (Grécia) decidiu voltar a conduzir depois de muito tempo sem o fazer. E para isso, resolveu adquirir um Skoda Favorit 1.3 LX, a gasolina, novinho em folha.

A primeira viagem, realizada entre o concessionário e uma garagem subterrânea perto do local onde vivia — 34 km no total — decorreu sem qualquer problema.

Depois de chegar ao destino, esta nova cliente da Skoda chegou à conclusão que conduzir, afinal, não era para ela. E por isso o seu novo Skoda Favorit acabou por ficar estacionado na mesma garagem subterrânea durante 30 anos. Com apenas 34 quilómetros percorridos.

Skoda Favorit - Jiří Mičánek Júnior
© Skoda Skoda Favorit 1.3 LX com o seu atual proprietário, Jiří Mičánek Júnior, antigo piloto da Porsche Super Sport Cup e atual responsável pela equipa da família, a Mičánek Motorsport, que participa no Lamborghini Super Trofeo com dois Huracán ST EVO2

Esta história acabou por dar origem àquele que poderá ser o Skoda Favorit melhor preservado de todo o planeta. E por essa mesma razão, assim que surgiu num leilão, no outono de 2022, não faltaram interessados.

Um deles foi Jiří Mičánek Júnior, que tinha apenas sete anos de idade quando este Skoda Favorit efetuou a viagem até casa, em Atenas. No entanto, a sua ligação à marca começou muito cedo, mais ou menos na altura em que o seu pai, Jiří Mičánek Sénior, corria com monolugares na República Checa. E muitos deles, com motores da Skoda.

Depois de uma pequena «batalha», amigável, durante as licitações, Mičánek comprou o Favorit por 600 mil coroas checas, cerca de 25 600 euros. Ou seja, cerca de seis vezes mais do que o seu preço original, de há 30 anos.

Skoda Favorit de regresso a «casa»

Para não adicionar nem um quilómetro extra ao Favorit, o transporte de Atenas para Frankfurt foi feito num contentor. Depois de recolhido pelo novo proprietário, o Favorit regressou à República Checa, o seu país de origem. Em cima de um reboque, claro, para não somar quilómetros.

Clássico 1100 OHC Coupé. O projeto de reconstrução mais ambicioso da Škoda

Já em «casa», foram substituídos óleos, filtros e bateria, antes de voltar a ser guardado e preservado. Antes disso, no entanto, o Skoda Favorit voltou a ser conduzido, mas num curto trajeto de três quilómetros. Ou seja, no total, e durante 30 anos, este Favorit foi conduzido duas únicas vezes, deixando o conta-quilómetros com apenas 37 km percorridos.

Nos planos de Jiří Mičánek Jr., a última coisa da lista é somar mais quilómetros ao odómetro. No início da mesma lista, no entanto, está o restauro de um outro Favorit. Mais especificamente, um dos que «sobraram» da escola de condução de competição do seu pai.

O objetivo é colocar os dois modelos lado a lado, em exposição. Um (muito) usado e outro (quase) novo. Em ambos os casos, no entanto, são dois automóveis com boas histórias para contar.

Quando ao «herói» destas imagens, além dos plásticos dos assentos, os autocolantes do compartimento do motor também estão como novos. E por ter sido guardado/esquecido numa garagem subterrânea, a pintura está quase como estava quando saiu da linha de montagem, há 30 anos.

A única coisa que não está igual é a faixa decorativa que vemos de lado na carroçaria e que termina com o nome «Favorit», mas também as aplicações a imitar madeira no tabliê.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o «McLambo» conduzido por Ayrton Senna em 1993 no Circuito do Estoril?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

McLaren e V12 Lamborghini. “McLambo”, o F1 com que Senna queria correr