Notícias Versão RS do Skoda Enyaq chega com 299 cv e mais de 500 km de autonomia

Apresentação

Versão RS do Skoda Enyaq chega com 299 cv e mais de 500 km de autonomia

Depois da versão Coupé, a vitamina "RS" da Skoda também chegou ao Enyaq com carroçaria mais tradicional. E os números surpreendem.

Skoda Enyaq iV RS

A Skoda acaba de acrescentar à gama do Enyaq iV a versão RS com 299 cv que já conhecíamos do Enyaq Coupé iV e que o Diogo Teixeira já conduziu em Itália.

Além da potência, que torna este — a par do Enyaq Coupé RS iV — o Skoda de estrada mais potente de sempre, o “tratamento” RS também se faz notar ao nível da estética, bastante mais desportiva.

São vários os elementos RS específicos, a começar logo na grelha dianteira escurecida — que pode ser iluminada com 131 LEDs para o efeito “Crystal Face” — e nos para-choques mais agressivos, sem esquecer as jantes, com 21”.

A NÃO PERDER: Skoda tem novo logótipo mas símbolo vai desaparecer da frente dos modelos

A cor da carroçaria, denominada “Mamba Green”, também é um dos destaques deste modelo, uma vez que é exclusiva dos modelos RS da marca checa.

Avançando para o interior, o caráter desportivo também salta à vista, graças aos acabamentos em microfibra com costuras contrastantes em verde lima e aos elementos que imitam o entrançado tradicional da fibra de carbono.

A iluminação ambiente e os bancos com encosto de cabeça integrados também ajudam a reforçar esta sensação de dinamismo a bordo do Enyaq RS iV, que apresenta um painel de instrumentos de 5,3” e um ecrã central multimédia com 13”.

O mais potente de sempre

O Skoda Enyaq mais potente da gama recorre a dois motores elétricos, um por eixo (isso garante-lhe tração integral), que disponibilizam — em conjunto — 220 kW de potência, o equivalente a 299 cv, e 460 Nm de binário máximo.

LEIAM TAMBÉM: Skoda Octavia 100% elétrico? Já está nos planos

Curiosamente, o Enyaq RS iV anuncia exatamente as mesmas performances do que a versão Coupé equivalente: 6,5s no sprint dos 0 aos 100 km/h e 180 km/h de velocidade máxima, mais 20 km/h do que os restantes Enyaq.

Skoda Enyaq iV RS frente

Para fazer face a estes registos e aos números de potência que anuncia, a Skoda disponibiliza este Enyaq RS iV — de forma opcional — com suspensão adaptativa com vários níveis de firmeza que variam de acordo com os vários modos de condução: Eco, Comfort, Normal, Sport e Traction.

Skoda Enyaq iV RS traseira

E a autonomia?

É o mais potente mas nem por isso apresenta uma autonomia que deixa a desejar. Graças aos 82 kWh (77 kWh úteis) de capacidade da bateria, o Skoda Enyaq RS iV reclama “mais de 500 km de autonomia” em ciclo combinado WLTP, contra os 474 km da variante Coupé.

Skoda Enyaq iV RS perfil

Quando a bateria se esgota, é bom saber que o Enyaq RS iV suporta carregamentos em corrente contínua de até 135 kW e de até 11 kW em corrente alternada.

Quando chega?

A Skoda ainda não confirmou quando esta versão vai chegar ao mercado português nem quanto vai custar.

Sabe esta resposta?
Qual foi a velocidade alcançada pelo Skoda mais rápido de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este Octavia vRS é o Skoda mais rápido de sempre e agora foi restaurado