Notícias Skoda Octavia 100% elétrico? Já está nos planos

Antevisão

Skoda Octavia 100% elétrico? Já está nos planos

O Skoda Octavia é o best-seller da marca checa e, ao que parece, pode vir a tornar-se 100% elétrico num futuro não muito distante.

A renovação da atual geração do Skoda Octavia até pode estar «prometida» para 2024, mas a marca checa parece já estar a preparar o futuro do seu best-seller na era «pós-combustão».

Em declarações à Autocar, Klaus Zellmer, o diretor executivo da Skoda, revelou que a marca está a estudar a hipótese de lançar um Skoda Octavia 100% elétrico ainda antes da entrada em vigor do fim dos motores de combustão na União Europeia, previsto para 2035.

Apesar desta possibilidade, o diretor executivo da Skoda não coloca de parte a possibilidade de manter na gama um Octavia com motor de combustão interna.

A NÃO PERDER: Skoda quer que 70% das vendas sejam de elétricos em 2030 mas combustão não foi esquecida
Skoda Octavia PHEV
O primeiro passo na eletrificação do Octava já foi dado, com a chegada nesta geração de uma variante híbrida plug-in.

O que esperar de um Octavia elétrico?

Com um visual que, com certeza, já seguirá a nova linguagem visual “Modern Solid” que vai caracterizar as propostas da Skoda, um possível Octavia elétrico continua envolto em mais dúvidas do que certezas.

Por exemplo, a que plataforma irá recorrer esta proposta? Por um lado, seria expectável que recorresse à plataforma MEB que está a servir de base à eletrificação do Grupo Volkswagen.

Contudo, quando temos em conta que este será lançado no final da década, não seria de admirar que viesse a adotar a plataforma SSP que o Grupo Volkswagen se prepara para lançar em 2026.

Skoda VIsion 7S em movimento vista dianteira 3/4
O Vision 7S deixou-nos antever o futuro do design da SKoda.

Uma espécie de fusão entre as plataformas MEB e PPE (que será estreada pelo novo Porsche Macan), a plataforma SSP é descrita pelo grupo alemão como “uma arquitetura unificada para todo o portfólio de produtos”.

Octavia é para manter

Seja qual for a sua base, o certo é que o Skoda Octavia é visto como um modelo crucial dentro da marca, com Zellmer a referir “o Octavia tem a sua base de clientes e somos líderes de mercado no segmento. Nunca mude uma equipa vencedora”.

Apesar de reconhecer que o posicionamento da Skoda vai levar a marca a criar modelos mais aventureiros, Klaus Zellmer afirma que a Skoda deve continuar a ter «espaço» na sua gama para modelos como o Octavia.

Acerca dessa aposta, o diretor executivo da Skoda afirmou: “É muito importante que a nossa marca se mantenha fiel aos nossos valores e à nossa herança”.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Skoda Enyaq iV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Skoda Enyaq iV 80 Sportline. O elétrico ideal para as famílias?