Notícias Este Octavia vRS é o Skoda mais rápido de sempre e agora foi restaurado

Recordes

Este Octavia vRS é o Skoda mais rápido de sempre e agora foi restaurado

Dez anos depois de se ter tornado no Skoda mais rápido de sempre nas planícies de sal de Bonneville, este Octavia vRS foi alvo de um restauro.

Skoda Octavia vRS Bonneville

Há exatamente 10 anos, a 19 de agosto de 2011, a Skoda levou até às planícies de sal de Bonneville um Octavia vRS com um simples objetivo: fazer história.

Desenvolvido pelo centro técnico da Skoda UK, este Octavia vRS começou a sua vida como uma viatura do parque de imprensa e em apenas dois meses tornou-se num “caçador de recordes”.

Para tal este Octavia vRS Bonneville Special viu a potência subir do seu 2.0 TSI para cerca de 600 cv. Entre as alterações que recebeu contam-se um novo sistema de injeção (um total de oito injetores permitiam um maior débito de combustível), um novo sistema de refrigeração (com um radiador de 10 litros) e a transmissão de um… Octavia TDI GreenLine (com relações mais longas).

Além de tudo isto, entre as alterações permitidas pelo regulamento da “Southern California Timing Association”, encontrava-se ainda a substituição dos travões… por um para-quedas (mais eficaz sobre a superfície de sal), tudo para reduzir as massas não suspensas e a resistência aerodinâmica.

A NÃO PERDER: Skoda Enyaq iV 80 (204 cv). Provavelmente, o melhor Skoda de sempre

O recorde e o merecido restauro

Inicialmente o objetivo da visita da Skoda às planícies de sal de Bonneville passava por quebrar a “barreira” das 200 mph (quase 322 km/h). Contudo, após bater esse objetivo os técnicos da Skoda UK perceberam que o Octavia vRS Bonneville Special ainda tinha mais “algo para dar” e partiram à procura de um recorde.

Assim, no traçado de cinco milhas (cerca de 8 km) das planícies de sal de Bonneville este Skoda Octavia vRS, com o jornalista Richard Meaden (da britânica Evo Magazine) aos seus comandos, começou por alcançar os 225,513 mph (362,92 km/h) no dia 18 de agosto. Contudo, havia ainda margem para melhorar.

No dia seguinte, a 19 de agosto, o Octavia vRS alcançou umas impressionantes 228,647 mph (367,971 km/h), tornando-se não só no Skoda mais rápido de sempre, como no primeiro modelo da marca a alcançar um recorde oficial de velocidade terrestre.

LEIAM TAMBÉM: Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado

Agora, para comemorar os 10 anos desse feito, a Skoda UK restaurou o carro mais rápido da história da marca checa, tendo até posto à prova o Octavia vRS no anel de alta velocidade do centro de testes de Millbrook.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Skoda Kamiq?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Skoda Kamiq mais potente a gasolina. Vale a pena?