Notícias Skoda tem novo logótipo mas símbolo vai desaparecer da frente dos modelos

Indústria

Skoda tem novo logótipo mas símbolo vai desaparecer da frente dos modelos

A Skoda tem uma nova identidade visual, onde o logótipo e símbolo foram redesenhados, refletindo o compromisso com a eletrificação.

Skoda novo logótipo

No mesmo evento onde revelou o Vision 7S, que antecipa o estilo dos futuros modelos da marca, a Skoda também apresentou a sua nova identidade visual e logótipo redesenhado.

A Skoda junta-se, assim, a muitas outras marcas que renovaram o seu logótipo e identidade nos últimos anos, adaptando-a à era digital que vivemos e também às mudanças na própria marca e indústria, que caminha a passos largos para a eletrificação.

O Vision 7S serviu, assim, também para mostrar essa nova identidade e marca, que estreia um novo logótipo com um novo tipo de letra e mostra um símbolo redesenhado.

A NÃO PERDER: Peugeot. Novo logótipo para o início de uma nova era
Skoda identidade visual
A inclusão do “caron” ou “háček” foi um dos maiores desafios na criação da nova identidade visual da Skoda.

Talvez a maior novidade é o aparente desaparecimento do símbolo da marca dos modelos, com o lettering “Škoda” a tomar o seu lugar. Tal já acontecia na traseira dos seus modelos — começou com o Scala —, mas futuramente também as dianteiras vão passar a ostentar o nome da marca.

Por isso, houve uma especial atenção na definição do lettering do novo logótipo. Este passou a ser mais expressivo, mas o estilo caracteriza-se por ser mais geométrico e simétrico, combinado com algumas formas arredondadas.

Segundo a Skoda, o maior desafio na criação desta nova imagem foi mesmo a inclusão do “caron” ou “háček” — o acento sobre o “S”. Este passou a estar integrado no “S” em vez de simplesmente surgir por cima da letra como acontecia até agora, facilitando a leitura do nome da marca nos países que não reconhecem esse sinal ortográfico.

Novo símbolo e novas cores

Apesar de estar ausente do exterior e interior do Vision 7S, não foi impedimento para a Skoda redesenhar a sua famosa «seta».

O foco do redesign esteve em tornar o símbolo melhor adaptado à era digital, resultando numa considerável simplificação, deixando de lado os efeitos 3D e adotando uma paleta de cores mais simples.

A evolução do logótipo da Skoda
A evolução do logótipo da Skoda. Curiosamente, o novo logótipo partilha a simplicidade com o usado entre 1925 e 1993.

Segundo a Skoda, “o símbolo bidimensional mais simples é muito mais impactante, especialmente em dispositivos móveis, e pode ser integrada de forma mais flexível em diferentes formatos”.

Por fim, a nova identidade visual da Skoda também é sinónimo do uso de dois novos tons de verde na sua comunicação — “Emerald Green” e “Electric Green”.

A marca checa realizou vários questionários ao público, que associou estas cores aos conceitos de ecologia, sustentabilidade e mobilidade elétrica.

A nova identidade visual da Skoda começará a ser lançada aos poucos nas plataformas da marca checa, devendo estar presente nos seus novos modelos a partir de 2024.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Skoda Enyaq iV 80 Sportline?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Skoda Enyaq iV 80 Sportline. O elétrico ideal para as famílias?