Notícias Vision 7S estreia a nova «cara» da Skoda e antecipa SUV elétrico topo de gama

Apresentação

Vision 7S estreia a nova «cara» da Skoda e antecipa SUV elétrico topo de gama

Totalmente elétrico e com sete lugares, o Skoda Vision 7S não só revela a nova linguagem visual da marca como antecipa um novo topo de gama.

Skoda VIsion 7S em movimento vista dianteira 3/4

Depois de o termos visto em teasers, o Skoda Vision 7S foi agora revelado, antecipando o estilo dos próximos Skoda e, ao mesmo tempo, dando um vislumbre de como será o futuro SUV 100% elétrico de grandes dimensões da marca checa.

Tal como o Kodiaq, também o Vision 7S se apresenta com sete lugares, mas ao contrário deste o protótipo ontem revelado é 100% elétrico, assentando na plataforma MEB.

A Skoda anuncia até 600 km de autonomia para o Vision 7S, cortesia de uma bateria de 89 kWh de capacidade. Contudo, mais interessante do que a autonomia anunciada é mesmo a potência de carregamento.

A NÃO PERDER: Skoda tem novo logótipo mas símbolo vai desaparecer da frente dos modelos
Skoda VIsion 7S em movimento vista 3/4 traseira

Enquanto o Enyaq iV só pode ser carregado até 120 kW, o Skoda Vision 7S suporta carregamentos com potências até 200 kW, um valor que permitirá repor a autonomia do veículo a um ritmo bem mais elevado.

Um vislumbre do futuro

Muito maior que o Kodiaq, o Vision 7S apresenta-nos a nova linguagem visual da marca checa e é também o primeiro a ostentar o novo logótipo — faz tudo parte de um novo plano estratégico até 2030 que passa também pela renovação da imagem e identidade da marca.

No Vision 7S destaque para a nova «face» da Skoda, designada “Tech-Deck” que ganha uma nova assinatura luminosa em “T” (que repete na traseira) e uma nova grelha que, neste protótipo 100% elétrico, é praticamente fechada — dá uma “imagem de força, segundo a marca.

Tratando-se de um SUV, a parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro é visualmente robusta e contam com sete elementos verticais — a lembra a Jeep —, com o central a ser de cor laranja (funcionam como ganchos e permitem desligar o sistema elétrico de alta tensão).

 

Na lateral destacam-se as jantes de 22”, as portas de abertura invertida (“portas suicida”) e a ausência de pilar B, duas soluções que dificilmente passarão para a produção.

Por fim, na traseira, são repetidos os mesmos motivos que na dianteira, nomeadamente os farolins a formar um “T” e a parte inferior do para-choques de aspeto mais robusto e a integrar sete elementos verticais. Por fim, há um proeminente spoiler a rematar o tejadilho.

Habitáculo ou sala de estar?

Tal como o exterior do Vision 7S, também o seu interior nos mostra o «caminho» a seguir pelas próximas propostas da Skoda.

Por um lado, os comandos físicos para a ventilação mostram que a Skoda parece estar atenta às preocupações à volta da usabilidade que tem sido tão criticada em tantos modelos por concentrarem todas as funcionalidades num ecrã.

Por outro, a colocação da cadeira para bebés no túnel central (o lugar mais seguro segundo a Skoda) e a presença de uma câmara que projeta a imagem da criança no ecrã central revela uma atenção redobrada no papel familiar deste veículo.

As colunas de ventilação «escondem-se» quando não é necessário um fluxo de ar tão direto e o Vision 7S conta com duas configurações para o interior: “Driving” e “Relaxing”. Na primeira o ecrã central de 14,6” está na vertical, e todos os comandos próximos do condutor.

VEJAM TAMBÉM: Kamiq é o SUV mais pequeno da Skoda mas tem espaço para a família toda?

Na configuração “Relaxing” — usada quando o Vision 7S está parado — o interior «transforma-se» numa espécie de sala de estar: o volante e o painel de instrumentos deslizam para trás, afastando-se dos passageiros para criar espaço adicional; os bancos dianteiros rodam um pouco para o meio para facilitar a visão do ecrã também por parte dos passageiros traseiros; todos os bancos reclinam um pouco; e o ecrã central assume uma posição horizontal para que se possam lá ver… filmes.

Skoda VIsion 7S num posto de carregamento
O carregamento a 200 kW permite encurtar o tempo passado nos postos. Já a configuração “Relaxing” do interior promete tornar esse tempo bem mais agradável.

Ainda no interior, destaque para o ecrã de 8,8” que cumpre as funções de painel de instrumentos e para o recurso a materiais reciclados e sustentáveis.

Ainda um protótipo, o Skoda Vision 7S faz parte de um ambicioso plano de lançamentos da Skoda, onde este SUV elétrico assumirá o estatuto de topo de gama, prevendo-se que chegue em 2026.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Skoda Kamiq?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kamiq é o SUV mais pequeno da Skoda mas tem espaço para a família toda?