Notícias Dura e dura e dura… Toyota Land Cruiser 70 tem quase 40 anos mas foi renovado

Apresentação

Dura e dura e dura… Toyota Land Cruiser 70 tem quase 40 anos mas foi renovado

O Toyota Land Cruiser 70 foi lançado em 1984, mas acaba de receber mais uma atualização. Até onde irá o eterno jipe japonês?

Toyota Land Cruiser 70 2023 perfil
© Toyota

A Toyota revelou o novo Land Cruiser Série 250, mas ao mesmo tempo mostrou uma surpresa que poucos podiam esperar: uma nova atualização para o eterno Land Cruiser 70, lançado em 1984.

Esta é a quarta renovação que a Toyota dá ao Land Cruiser 70, que teima em continuar a existir, mesmo tendo a marca nipónica lançado várias novas gerações do todo o terreno após a Série 70.

Toyota Land Cruiser 70 2023
© Toyota

É certo que só existe em certos mercados, como a África do Sul, a Austrália ou o Japão. Mas o facto de um carro lançado em 1984 ainda ser comercializado como um veículo novo mostra bem aquilo que o nome Land Cruiser representa.

Produzido também em Portugal

Tal como já acontecia antes, o renovado Land Cruiser 70 vai continuar a estar disponível nas versões de cabine simples, cabine dupla, troop carrier (três portas e carroçaria fechada) e wagon.

O Land Cruiser 79, a versão pick-up de cabine dupla, é produzida em Portugal, na fábrica da Salvador Caetano, em Ovar. E é exportada em exclusivo para a África do Sul.

Perguntámos à Toyota Portugal se a versão atualizada do modelo continuará a ser produzida em Portugal e a resposta não deixa dúvidas: “posso confirmar que o restyling exterior do LC 70 anunciado ontem vai ser introduzido na produção na Fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar”.

Toyota Land Cruiser 70 2023
© Toyota

O que muda?

Nesta atualização, a Série 70 do Land Cruiser passa a contar com faróis dianteiros em LED e piscas sobressaídos (inspirados no design do modelo original), uma nova grelha com padrão «favo de mel» e novas proteções dos para-choques pintadas de preto, tal como as proteções nos arcos das rodas.

A NÃO PERDER: Novo Toyota Land Cruiser tem estilo retro mas é uma geração 100% nova

No interior, o design geral foi preservado, mas foram adicionados novos equipamentos como um painel de instrumentos digital com 4,2”, um ecrã multimédia com 6,7” compatível com Android Auto e Apple CarPlay e uma nova consola central.

A juntar a isso, este Land Cruiser 70 também recebeu o Toyota Safety Sense, com tecnologias de ajuda à condução como sistema de reconhecimento de sinais, máximos automáticos e sistema de aviso de saída de via.

Motor V8 Diesel ainda sobrevive

O renovado Land Cruiser 70 vem com duas motorizações distintas, ambas Diesel:

  • 4.5 l, V8, Turbo Diesel, 205 cv e 430 Nm;
  • 2.8 l, quatro cilindros em linha, Turbo Diesel, 204 cv e 500 Nm.
Land Cruiser 70 2023 motor
© Toyota

O bloco de quatro cilindros é o mesmo que equipa a Hilux e o novo Land Cruiser Série 250, e surge associado a uma caixa automática de seis velocidades e a um sistema de tração integral.

O bloco de oito cilindros é um «velho« conhecido deste modelo e continua a estar disponível apenas com uma caixa manual de cinco relações. Diz a Toyota que é o seu motor com a curva de binário mais plana que tem em catálogo.

Vem para a Europa?

Infelizmente para os fãs deste jipe da Toyota, o Land Cruiser vai continuar a não ser vendido no continente europeu. Tudo devido às exigências da homologação europeia.

A sua estreia comercial está marcada para o final deste ano, no Japão. Pouco depois vai passar a estar disponível nos concessionários australianos.

Para já são os únicos dois mercados confirmados, mas considerando a produção da pick-up em Ovar com destino exclusivo para a África do Sul, deve estar para breve a confirmação deste e outros mercados.