Notícias Opel Frontera poderá regressar mas não da forma que imaginam

Rumores

Opel Frontera poderá regressar mas não da forma que imaginam

O Frontera foi o primeiro modelo todo o terreno da Opel e os rumores indicam que o nome poderá regressar tão cedo como no próximo ano.

Opel Frontera B - abertura
© Opel

Os fãs do todo o terreno certamente ainda se lembram do Opel Frontera. Foi o primeiro modelo de todo o terreno da Opel e marcou a sua entrada num mundo mais «aventureiro» no início dos anos 90.

Agora, mais de 30 anos após o seu lançamento, há fortes probabilidades do nome Frontera estar de regresso. Porém, não será da forma como estão a imaginar.

Ou seja, não esperem um veículo de dimensões mais corpulentas e capacidades fora de estrada; o nome Frontera deverá identificar o substituto do pequeno crossover Opel Crossland.

Opel Crossland frente 3/4
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Opel Crossland.

É o que avançam os franceses da L’Argus, mas ainda carece de confirmação oficial por parte da Opel.

O que esperar deste Opel Frontera?

O Opel Crossland foi lançado em 2017 e tem como parente mais próximo o Citroën C3 Aircross, com ambos os crossover a partilharem plataforma e motorizações.

O mesmo acontecerá com os sucessores de ambos os modelos. O futuro Citroën C3 Aircross e o futuro Opel Crossland Frontera vão continuar a partilhar plataforma e motorizações, e ambos irão contar com variantes 100% elétricas.

Sabe-se que o futuro C3 Aircross irá derivar do novo C3 Aircross desenvolvido para a Índia e América do Sul. Vai ser adaptado para os requisitos específicos do mercado europeu — a plataforma CMP será modificada e trará mais equipamentos de segurança —, e o mesmo acontecerá com o novo Frontera.

Citroën C3 Aircross (India)
© Citroën O novo Citroën C3 Aircross para a Índia e América do Sul.

Apesar da proximidade, o futuro Frontera e C3 Aircross terão uma imagem completamente distinta — como acontece com o Crossland e o atual C3 Aircross. Claro que, por se tratar de um Opel, esperem uma secção dianteira com a assinatura Opel Vizor que tem caracterizado os últimos modelos da marca.

A variante 100% elétrica deverá partilhar a cadeia cinemática que já encontramos, por exemplo, no Opel Corsa. Ou seja, um motor elétrico dianteiro com 115 kW (156 cv) associado a uma bateria de 54 kWh. Fica por saber se herdará do Corsa a versão com 100 kW (136 cv) com a bateria de 50 kWh.

Quando chega?

Se ainda não há certeza de que usará o nome Frontera, o sucessor do Opel Crossland será conhecido durante o primeiro semestre de 2024.

E também já se sabe onde será produzido, em Trnava, na Eslováquia, precisamente onde será produzida a nova geração do Citroën C3 Aircross.

Quem se lembra do Opel Frontera?

O Opel Frontera remete-nos para o início dos anos 90. Como já dissemos, foi o primeiro «jipe» da Opel, mas o conceito já era bastante próximo dos SUV deste século. Ou seja, procurava unir o lado utilitário e robusto dos veículos todo o terreno com um uso «civil» e mais virado para o lazer.

A base do projeto era da autoria da Isuzu, que já tinha dado origem a modelos como o Amigo e o Rodeo.

Opel Frontera e Frontera Sport
© Opel Opel Frontera e Frontera Sport (1991–95)

Tal como os modelos da Isuzu, o Opel Frontera tinha um formato de cinco portas, mas também uma versão mais curta de apenas três portas, o Frontera Sport.

Já passaram mais de 30 anos sobre o seu lançamento e podemos considerá-lo um clássico interessante, que tem suscitado alguma procura.

Fonte: L’Argus

Sabe esta resposta?
Que marca também usou o projeto do Isuzu Trooper e do Opel Monterey?