Notícias Novo Macan (2024) revelado. Vai ser o elétrico mais vendido da Porsche?

Vídeos RA

Novo Macan (2024) revelado. Vai ser o elétrico mais vendido da Porsche?

A Porsche revelou a nova geração do Macan, que passa a ser só 100% elétrico. Chega a Portugal no verão, mas já o fomos conhecer Estugarda.

porsche macan 2024

Acabou a espera. Depois de uma longa campanha de teasers, a Porsche apresentou finalmente a nova geração do Macan, que é 100% elétrica.

Dez anos depois de ter chegado ao mercado, o SUV mais pequeno da Porsche acaba de sofrer a maior transformação da sua carreira.

Nesta geração, a segunda, a marca de Estugarda deixou-se «embalar» pelo sucesso comercial que tem sido o Taycan e apostou numa fórmula completamente nova, transformando o Macan 2024 no segundo modelo 100% elétrico da sua gama.

O Diogo Teixeira já foi conhecê-lo em primeira mão a Estugarda, onde a Porsche está sediada, e mostra-nos tudo o que mudou no Macan, desde a imagem exterior ao habitáculo, passando pelas motorizações. Veja o vídeo:

Basta olhar para o Macan 2024, de aspeto desportivo e robusto, para perceber que se trata de um modelo completamente novo. Adota a assinatura visual dianteira que temos visto nos modelos mais recentes da marca, com faróis bipartidos, e destaca-se por apresentar um capô relativamente curto. Afinal, deixou de ter de acomodar um motor de combustão.

De perfil, o destaque vai quase todos para as jantes, que podem ter até 22”, para a lâmina que surge acima das saias laterais (um detalhe visual que sempre caracterizou o Macan) e para as portas, que agora se apresentam sem moldura.

Na traseira, além da assinatura visual a toda a largura, salta à vista a linha de ombros musculada e o enorme para-brisas posterior.

Interior com muitas novidades

No interior, a primeira sensação que temos é de familiaridade, uma vez que a fórmula usada não difere muito do que vimos recentemente no Cayenne ou no Panamera. E isso são, naturalmente, boas notícias.

© Razão Automóvel

Com um tabliê de linhas bastante horizontais e com uma consola central muito «limpa», ainda que com comandos físicos para a climatização, o interior do novo Macan destaca-se por poder equipar até três ecrãs: um painel de instrumentos digital curvo com 12,6”, um ecrã multimédia central com 10,9” e um ecrã em frente ao passageiro da frente (opcional) com 10,9”.

A somar a isso, e em estreia num modelo da Porsche, está também disponível um sistema de head-up display com tecnologia de realidade aumentada, capaz de projetar na estrada um ecrã com um tamanho correspondente a 87″.

Porsche Macan elétrico
© Porsche

Integração aprofundada com Apple CarPlay e Android Auto

Mas uma das maiores novidades está reservada ao ecrã central multimédia, que corre o sistema operativo mais recente da Porsche e que usa o Android Automotive como base.

Isso permite-lhe ter aplicações nativas como o YouTube, o Spotify ou o Amazon Music, além de garantir integração com o smartphone através do Android Auto e do Apple CarPlay.

INTERIOR NOVO PORSCHE MACAN

Sobre isso, umas das maiores novidades é mesmo o facto da Porsche ter aumentado de forma significativa a integração com estes sistemas. Um bom exemplo disso é o facto da navegação que estamos a utilizar (seja ela o Maps da Apple ou o Google Maps) poder ser mostrada no painel de instrumentos.

Contudo, é importante explicar que só podemos ter acesso ao novo planeador de rotas e ao sistema de pré-condicionamento da temperatura da bateria se utilizarmos o sistema de navegação nativo da Porsche.

Plataforma a estrear

Para o novo Macan 2024 a Porsche apostou numa plataforma totalmente nova, denominada Premium Platform Electric (ou PPE), desenvolvida a meias com a Audi, que a vai estrear no Q6 e-tronque também já conduzimos.

Apesar do trabalho conjunto, esta plataforma teve dois desenvolvimentos distintos. De acordo com a Porsche, desde muito cedo que «as águas» foram separadas, de maneira a que ambas as marcas pudessem adaptar os mais diversos elementos desta plataforma às suas necessidades.

Plataforma PPE
© Razão Automóvel

Capaz de suportar uma arquitetura elétrica de 800 V, a PPE permite configurações com um ou dois motores elétricos, ou seja, com tração traseira ou integral. Tal como já acontece com o Taycan.

Ainda assim, na fase de lançamento, o Macan 2024 só vai estar disponível em duas versões com dois motores elétricos (um por eixo) e tração integral, sendo que o motor dianteiro é exatamente o mesmo em ambas. Só o motor elétrico traseiro (que está montado numa posição bastante recuada, para conseguir uma distribuição de peso 48%/52%) é que será distinto.

Plataforma PPE
© Razão Automóvel Na versão Turbo do Macan, o motor elétrico traseiro é mais potente

Macan Turbo tem 639 cv de potência

Na versão base, denominada Macan 4, entrega 300 kW (408 cv) de potência e 650 Nm de binário máximo, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1s e atingir os 220 km/h de velocidade máxima.

Já o Macan Turbo anuncia 470 kW (639 cv) de potência máxima e 1130 Nm de binário máximo e é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3s. Para terem uma ideia do quão rápido é, o 911 GT3 RS faz este sprint em 3,2s. Quanto à velocidade máxima, está limitada aos 260 km/h.

Porsche Macan 2024 traseira
© Razão Automóvel Por comparação com o Macan antigo, o novo modelo é 58 mm mais comprido, 16 mm mais largo e 1 mm mais alto. A distância entre eixos cresceu 86 mm

Até 613 km de autonomia

Quanto à bateria é exatamente a mesma em ambas as versões e tem 100 kWh de capacidade (95 kWh de capacidade líquida).

Isto permite que o Macan 4 anuncie uma autonomia máxima de até 613 km, ainda que o Macan Turbo fique pelos 591 km.

Porsche Macan elétrico
Durante a fase de testes, o Macan elétrico foi «apanhado» a carregar em Portugal

Esta diferença na autonomia explica-se com o facto do motor traseiro da versão Turbo ser ligeiramente mais pesado, mas também por esta versão ter jantes de maiores dimensões e mais equipamento.

Esta bateria (pesa cerca de 570 kg), formada por 12 módulos com 15 células cada um (cada módulo por ser reparado individualmente), vai poder ser carregada a velocidades de até 270 kW em corrente contínua (DC) e de até 11 kW em corrente alternada (AC).

À velocidade máxima suportada em DC, será possível passar dos 10% aos 80% de carga da bateria em 22 minutos, sendo que será realista pensar em recuperar 100 km de autonomia em apenas quatro minutos.

Não menos interessante é o facto do sistema de 800 V ter a capacidade de dividir a bateria em dois, para que, em postos de carregamento que suportem apenas 400 V essas duas secções da bateria possam ser carregadas em paralelo, a velocidades de até 150 kW.

Quando chega?

O novo Porsche Macan 2024 só vai chegar ao mercado nacional durante o segundo semestre do ano, sendo que até lá, ainda vamos ter oportunidade de o conduzir e de perceber o que vale este SUV 100% elétrico na estrada, até porque a marca alemã promete uma “experiência de condução Porsche de última geração”.

Os preços em Portugal começam nos 86 793 euros para o Macan 4 e nos 118 846 euros para o Macan Turbo.