Notícias Porsche Macan a combustão diz adeus à Europa em 2024. «Culpem» os hackers

Mercado

Porsche Macan a combustão diz adeus à Europa em 2024. «Culpem» os hackers

O Porsche Macan a combustão vai deixar de ser vendido na Europa a partir da primavera de 2024. No entanto, o novo Macan elétrico continuará o seu legado.

Porsche Macan S na estrada, frente 3/4
© Porsche

O Porsche Macan, modelo responsável pelo maior número de vendas da marca alemã na Europa — este ano já vendeu à volta de 20 mil unidades —, vai dizer adeus ao mercado europeu… mas apenas o Macan a combustão.

A culpa, desta vez, não é das emissões. A União Europeia (UE) está a introduzir novas regras de segurança e de cibersegurança (regulamento UNECE WP.29) e, a partir de 1 de julho de 2024, todos os automóveis novos registados na UE terão de obedecer a estas regras.

Porsche Macan
© Porsche Porsche Macan foi lançado em 2014 e desde então já recebeu duas grandes atualizações, a primeira em 2018 e a segunda em 2021

Estas novas limitações têm como objetivo proteger os sistemas dos carros de ciberataques — durante o desenvolvimento, produção e pós-produção —, melhorando a sua capacidade de resposta e de resiliência.

O Porsche Macan a combustão não está em conformidade com as regras, ao ter sido desenvolvido antes destas terem sido definidas — foi lançado originalmente em 2014 e ainda não cessou funções. Integrar agora uma nova arquitetura eletrónica no modelo seria simplesmente demasiado dispendioso.

“Implementar a diretiva (europeia) requer não só ajustamentos à implementação técnica (unidades de controlo, por exemplo), como mudanças nos processos na fase de desenvolvimento. Até os sistemas de gestão terão de ser desenvolvidos e certificados futuramente para as regras de cibersegurança”.

Porta-voz da Porsche em declarações à Automotive News

Devido aos custos envolvidos para que o Macan ficasse em conformidade, a Porsche decidiu, assim, retirar este modelo da Europa, que terminará a sua comercialização durante a primavera de 2024, um par de meses antes da entrada em vigor dos novos regulamentos.

Sabe-se no entanto que, apesar do Porsche Macan a combustão sair do mercado europeu, a sua produção vai continuar em Leipzig (Alemanha) assim como a sua comercialização continuará noutros mercados, pelo menos durante mais dois anos.

Sai combustão, entra elétrico

A marca de Estugarda prepara-se para lançar a segunda geração do Macan, que será exclusivamente 100% elétrica, em 2024. O plano original era ter o Macan a combustão e o elétrico à venda em paralelo, durante um par de anos, mas agora isso já não vai ser possível.

O Porsche Macan 100% elétrico também tem tido um «parto» difícil: o lançamento no mercado teve de ser adiado devido a problemas no desenvolvimento de software no Grupo Volkswagen.

Entretanto, os problemas parece terem ficado para trás. O Miguel Dias teve oportunidade de conhecer a nova geração do SUV em mais detalhe e até apanhar «boleia» num dos protótipos de teste:

As novas regras de cibersegurança europeias estão também por detrás da saída do mercado europeu de outros modelos do Grupo Volkswagen: Volkswagen e-Up! e Transporter T6.1, e os Audi TT e R8 (que já terminaram a sua produção recentemente).