Notícias Audi Q6 e-tron revelado por dentro. O exterior terá de esperar

Apresentação

Audi Q6 e-tron revelado por dentro. O exterior terá de esperar

A Audi revelou o interior do novo Q6 e-tron, que inclui novas soluções, materiais e tecnologias, bem como a oferta de muito espaço.

Audi Q6 e-tron - lugares da frente
© Audi

A Audi parece determinada em contrariar a ordem habitual do lançamento de um automóvel com o novo Q6 e-tron.

Primeiro, levou-nos até às ilhas Faroé para o podermos conduzir. Ainda que camuflado e com grande parte do interior tapado. E agora, acaba de nos apresentar todo o seu interior. Só falta a parte de fora.

Sobre o tema, é a própria marca a referir que o interior do novo Audi Q6 e-tron foi pensado de dentro para fora. Será por isso?

A bordo do novo Audi Q6 e-tron há então uma nova arquitetura que a marca refere ter sido concebida para se adaptar às necessidades do utilizador. Por esse motivo, apresenta um desenho mais tridimensional, que coloca cada elemento onde este deve estar e de uma forma ergonómica face à posição de cada ocupante.

Nos lugares da frente, por exemplo, o condutor conta agora com um enorme painel curvo horizontal, composto por dois monitores OLED. O da instrumentação tem uma diagonal de 11,9” e o que se encontra numa posição mais central, destinado ao MMI, tem um tamanho de 14,5”.

O facto de se tratar de um painel curvo facilita o alcance por parte do condutor, seja com a mão, seja quando tem de olhar para os ecrãs. Do lado do passageiro surge um terceiro monitor, com 10,9″, colocado de forma a não ser muito visível por quem vai ao volante.

Mais à frente há ainda um head-up display, com um campo de visão equivalente a uma diagonal de 88”. Este integra realidade aumentada e parece conseguir projetar imagens no piso, até 200 m à frente do Q6 e-tron.

Interior digital e conectado

O Audi Q6 e-tron será também o modelo responsável pela estreia da nova plataforma eletrónica E3, que pretende oferecer uma nova experiência de utilização, com diversas funções interligadas.

Além disso, a nova interface de utilizador vai também passar a incluir um avatar no painel de instrumentos ou no head-up display, além de uma loja de aplicações dedicada.

Com o novo sistema, podem ser ainda programadas rotinas que melhor se ajustem a melhorar a experiência de utilização do Audi Q6 e-tron. Entre elas, a possibilidade de ajustar a temperatura do ar condicionado, face à temperatura exterior, por exemplo.

A cereja no topo do bolo é a presença de um sistema de som desenvolvido pela Bang & Olufsen. Inclui um amplificador com uma potência de 830 W, capaz de alimentar 22 altifalantes. Em destaque, além do subwoofer na bagageira, estão os quatro altifalantes integrados nos encostos de cabeça e os tweeters que refletem o som no interior do para-brisas.

Espaço amplo e sustentável

Com a presença da nova plataforma PPE — desenvolvida em conjunto com a Porsche —, a marca afirma que o habitáculo é “generosamente espaçoso e confortável”. Algo que também já foi revelado pelo Joaquim Oliveira no primeiro contacto com o Audi Q6 e-tron.

Agora, com tudo a descoberto, são anunciados diversos espaços de arrumação, suportes para copos e uma plataforma para carregamento do telefone por indução.

Para as bagagens, a mala oferece uma capacidade de 526 l, sendo que os assentos traseiros podem ser rebatidos numa proporção de 40:20:40 e aumentar este valor para os 1529 l. Caso não chegue, sob o capô há mais um espaço de arrumação com 64 l de capacidade.

Mais visível é a nova luz de interação (IAL). Esta conta com diversas funções, desde a animação visual de boas-vindas até outras de aviso, além de prometer proporcionar um ambiente mais cativante a bordo.

Alguns acabamentos contam ainda com novos materiais, produzidos de forma sustentável. O “Elastic Melange”, por exemplo, é produzido a partir de poliéster 100% reciclado e é visível em zonas do tabliê e dos painéis das portas. Em opção, também podem fazer parte do forro dos assentos.

Nas versões de ambiente mais desportivo, os assentos incluem o tecido microfibra Dinamica, também 100% reciclado, ou couro. Alguns dos elementos do tabliê estão forrados em cinzento Volcano e produzidos a partir de matérias-primas renováveis.

Quando chega o Audi Q6 e-tron

A imagem do novo Audi Q6 e-tron está já muito próxima da versão final de produção. No entanto, a chegada ao mercado do primeiro SUV 100% elétrico da família e-tron a ser construído em Ingolstadt está atrasada e aponta apenas para 2024.

Muito provavelmente, só depois de conhecermos a nova geração do Porsche Macan, com o qual foi desenvolvido em conjunto.