Notícias O regresso da MG aos roadsters será com um elétrico de duas toneladas

Antevisão

O regresso da MG aos roadsters será com um elétrico de duas toneladas

Um roadster da MG traz boas memórias a muitos. Mas nesta nova fase da marca, a eletrificação total vem com um aumento de peso inevitável.

MG Cyberster 3/4 frente
© Ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação da República Popular da China

Já passaram mais de dois anos desde que a britânica — agora «chinesa» — MG nos mostrou a sua visão de um roadster, que batizou com o nome Cyberster.

Um concept que, inevitavelmente, nos fez recordar alguns dos modelos mais emblemáticos da centenária MG. E que também nos deixou expectantes sobre a MG nos brindar novamente com um roadster de dois lugares.

Algo que desse continuidade à história de modelos como o MG A, o MG B, ou mesmo dos mais recentes MG F e MG TF, por exemplo.

© Ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação da República Popular da China

Só que, desde então, o mercado automóvel mudou muito e mesmo a MG está longe de ser o que era. Agora, sob a alçada da SAIC Motor Corporation, o maior foco está nas soluções 100% elétricas e no lançamento de crossovers e SUV.

E por isso mesmo, a decisão de lançar o Cyberster Concept não deixou de surpreender pela positiva. E agora temos o primeiro vislumbre da versão final de produção, graças, mais uma vez, ao Ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação da República Popular da China (MIIT).

MG Cyberster está numa «escala» diferente

Segundo os dados libertados, o MG Cyberster tem 4,53 m de comprimento, 1,91 m de largura e uma altura de 1,33 m. Ou seja, não será um rival para um dos atuais roadsters mais carismáticos e divertidos do nosso mercado, o Mazda MX-5.

O novo MG está numa escala diferente. Afinal, são mais 62 cm de comprimento, quase 18 cm de largura e 10 cm de altura. Tanto a via dianteira como a traseira são mais largas em 12 cm.

Mas talvez o dado mais impressionante é a massa do Cyberster que se fixa nos 1985 kg, ou seja, praticamente o dobro da massa de um MX-5, cuja versão mais leve fica a roçar a tonelada.

A «culpa» de o MG Cyberster ser um peso-pesado está, claro, no facto de ser 100% elétrico. O roadster vai contar com um um motor elétrico em cada eixo, garantido tração às quatro rodas, uma estreia absoluta na história dos roadsters da marca.

Será, também, bastante potente, anunciando 400 kW (544 cv) de potência máxima combinada, distribuídos pelos 150 kW (204 cv) no eixo dianteiro e pelos 250 kW (340 cv) no eixo posterior.

MG Cyberster Roadster Concept
© MG MG Cyberster Concept (2021)

Quando chega?

Em termos estéticos, no entanto, é fácil de encontrar muitos traços em comum com o concept, seja nas proporções ou nos detalhes. Por exemplo, a assinatura luminosa traseira em LED com uma assinatura visual a lembrar a Union Jack, a bandeira do Reino Unido. Uma forma de não perder por completo a ligação a terras de Sua Majestade.

O novo MG Cyberster promete ser um dos primeiros desportivos 100% elétricos do mercado, que terá a companhia nos próximos anos do sucessor do Porsche 718 Boxster, que será também elétrico.

A estreia pública poderá estar para muito breve, coincidindo com a abertura do Salão de Xangai já amanhã, dia 18 de abril. A chegada ao mercado do MG Cyberster, contudo, deverá só acontecer no início do próximo ano.

Fonte: MIIT

Sabe esta resposta?
Em 1999, qual foi o motor a BMW conseguiu encaixar dentro de um Z3 M, mas que esteve muito longe de ser produzido em série?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Coragem ou loucura? Quando a BMW meteu um V12 num Z3
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Coragem ou loucura? Quando a BMW meteu um V12 num Z3