Notícias Farto do asfalto? A Mercedes-Benz volta a apostar na Classe E All-Terrain

Apresentação

Farto do asfalto? A Mercedes-Benz volta a apostar na Classe E All-Terrain

Depois dos formatos mais convencionais do Mercedes-Benz Classe E estarem apresentados, a marca volta a apostar numa opção mais aventureira.

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 3/4 de traseira em terra
© Mercedes-Benz

A primeira Mercedes-Benz Classe E All-Terrain foi lançada em 2017 e o sucesso granjeado desde então, permitiu que continuasse na nova geração do Classe E, recentemente revelada.

Face à Classe E Station da qual deriva, todas as All-Terrain incluem um sistema de tração integral 4Matic e a suspensão pneumática Airmatic. Esta tem a capacidade de elevar todo o conjunto em mais 46 mm do que na versão convencional. As restantes medidas da carroçaria mantêm-se praticamente inalteradas.

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain 3/4 de frente em terra
© Mercedes-Benz

Visualmente, será sempre fácil identificar a versão All-Terrain devido à presença de para-choques específicos, tanto à frente como atrás.

Na secção dianteira, está presente uma proteção inferior, que lhe confere um visual mais robusto. Há apontamentos em cromado, tanto na parte de trás como nas proteções laterais das embaladeiras, e os restantes elementos plásticos são em cinzento-escuro, contrastando com as cores da carroçaria.

Com um pouco mais de atenção, descobrimos também que a grelha frontal conta com duas lamelas horizontais, em prateado, a ladear o logótipo da marca da estrela. É a mesma configuração que a Mercedes usa nos seus SUV. Além disso, o padrão de fundo da grelha dianteira, é composto por pequenas estrelas.

Para complementar o visual, o equipamento de série da Mercedes-Benz Classe E All-Terrain inclui jantes de liga leve com 18” de diâmetro. Em opção, no entanto, estão disponíveis medidas até 20”.

Sistemas de assistência

Por se tratar (quase) de um todo o terreno, esta versão All-Terrain também inclui um modo de condução específico “Off-Road”. Este inclui uma visualização própria para a instrumentação e para o monitor central.

Além disso, e tal como acontece com outros modelos da gama, ficam também disponíveis diversas informações em tempo real sobre componentes como a suspensão ou a direção, por exemplo.

Mais exclusiva é a possibilidade de ver o piso à nossa frente e debaixo do motor, como se o capô fosse transparente, através da câmara dianteira. O objetivo é evitar mais facilmente «entraves» como pedras de maiores dimensões ou buracos que, de outra forma, seriam mais complicados de descobrir.

Gama de motores

A Mercedes-Benz deu à Classe E All-Terrain três hipóteses de motorização. A mais potente inclui um seis cilindros em linha a gasolina, com 3,0 l de capacidade com uma potência de 381 cv. Associado a este bloco está um sistema mild-hybrid de 48 V que pode entregar 23 cv suplementares.

As duas versões restantes contam com o motor Diesel de quatro cilindros, com 2,0 l e 197 cv, como ponto de partida.

A primeira versão vê o bloco Diesel associado ao mesmo sistema mild-hybrid de 48 V, enquanto a segunda versão é «promovida» a híbrida plug-in.

Neste caso, a bateria instalada para este sistema tem uma capacidade (bruta) de 25,4 kWh, com a Mercedes-Benz a afirmar que é suficiente para que a All-Terrain consiga percorrer entre 85 km e 102 km em modo 100% elétrico.

A adição do motor elétrico de 95 kW (129 cv) permite aumentar Neste caso, com os dois motores a funcionar em conjunto, o sistema disponibiliza 313 cv de potência combinada e 700 Nm de binário.

Quando chega a All-Terrain?

O Mercedes-Benz Classe E All-Terrain foi revelada oficialmente no Salão de Munique (IAA Mobility).

Mercedes-Benz Classe E All-Terrain vista lateral
© Mercedes-Benz

A chegada aos concessionários, no entanto, já não vai acontecer este ano, uma vez que está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2024. Quando chegar terá as três motorizações disponíveis para encomenda desde logo: gasolina, Diesel e híbrida plug-in.

Em termos de equipamentos, as versões All-Terrain não vão diferir muito de tudo o que já lhe mostrámos sobre o novo Mercedes-Benz Classe E.