Notícias Smart #3 é o maior de sempre mas autonomia também cresceu

Apresentação

Smart #3 é o maior de sempre mas autonomia também cresceu

O próximo modelo da Smart é um «SUV-coupé» elétrico com dimensões acima do habitual, por fora e por dentro. O #3 chega no início de 2024.

Smart #3 Brabus laranja visto 3/4 de frente
© Smart

Depois do #1, o Smart #3 é o modelo que se segue na nova «vida» desta marca, dividida entre a Alemanha (Mercedes-Benz) e a China (Geely).

A sua chegada ao mercado europeu está cada vez mais próxima e a apresentação oficial será já no Salão de Munique, o IAA Mobility.

Quatro meses depois da revelação em Xangai, o Smart #3 perdeu a designação de SUC (Sports Utility Coupe) e passou a ser anunciado como um “SUV Coupé”. E foram revelados mais detalhes.

A diferença mais óbvia está no formato da carroçaria, que apresenta não só linhas mais desportivas, como também mais aerodinâmicas. Os grupos óticos contam com uma imagem muito aproximada do #1, sendo complementados por jantes com 20” de diâmetro no caso da versão mais desportiva.

Tal como o #1, o novo Smart #3 assenta sobre a plataforma SEA da Geely, específica para automóveis 100% elétricos.

No entanto, o comprimento aumentou para os 4,44 m e a largura é agora de 1,8 m. A distância entre eixos também é ampliada para os 2,785 m, o que também deixa adivinhar cotas internas generosas. O #3 passa a ser, assim, o maior Smart desde sempre.

O que não chegou a ser revelado em Xangai foram as especificações técnicas. No entanto, agora já sabemos que o Smart #3 terá versões de entrada com uma potência máxima de 200 kW (272 cv) e que a opção mais desportiva, assinada pela Brabus, vai elevar este valor até aos 315 kW (428 cv).

As duas opções são exatamente as mesmas que encontramos no #1 e, no caso do #3 Brabus, significa que temos dois motores elétricos (um por eixo), obtendo, assim, tração integral. Os 0 aos 100 km/h anunciados resumem-se a escassos 3,7s.

O diâmetro das jantes aumenta para as 20” no Brabus e também estão presentes pedais mais desportivos, iluminação ambiente para o habitáculo e o sistema de som da Beats. Também vem com um som de motor especialmente desenvolvido para enaltecer os momentos de condução mais «empenhados».

Autonomia aumentada

Não foi confirmada a capacidade da bateria que alimenta a máquina elétrica, mas dada a proximidade do Smart #3 ao #1, deverá igualar os 66 kWh deste.

Sabemos, no entanto, que declara um máximo de 455 km de autonomia para a versão Premium (e 25.º Aniversário), 435 km para a versão de entrada Pro+ e 415 km para o Brabus. Valores que superam em 15 km os do #1.

Smart #3 terá edição de aniversário

Para o novo Smart #3 a marca propõe as linhas de equipamento: Pro+, Premium e Brabus. Há, no entanto, uma quarta linha a que corresponde uma edição limitada comemorativa do 25.º aniversário da Smart.

Visualmente, a Edição 25.º Aniversário combina elementos do Brabus com do Premium. A carroçaria de cor branca conta com detalhes em vermelho e adiciona um teto panorâmico Galaxy. As jantes de 19” têm um tom mais escurecido, contrastando com o tom claro da carroçaria.

No interior, além dos logótipos específicos da versão de aniversário, há assentos em pele preta e branca, e, como os restantes #3, vem com um ecrã central de 12,8” e uma instrumentação 100% digital (ecrã de 9,2″). Além disso, conta com um head-up display de 10″ e um sistema de som da Beats, com 13 altifalantes.

Quando chega a Portugal?

A Alemanha será o primeiro mercado a receber o Smart #3, com as entregas a terem início ainda antes do final do ano. Os restantes mercados, como Portugal, terão de aguardar pelo início de 2024.

Sabe esta resposta?
Em que ano teve início a parceria da Smart com a Brabus?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A parceria Smart Brabus faz 15 anos. Só havia uma forma de comemorar