Notícias A “última dança” do Lamborghini Huracán chama-se STJ

Apresentação

A “última dança” do Lamborghini Huracán chama-se STJ

Criado para a despedida do motor V10, o Lamborghini Huracán STJ é uma edição muito limitada e, talvez, a mais radical de sempre.

Lamborghini Huracán STJ - 3/4 de frente
© Lamborghini

A par do que já aconteceu com o motor V12 e o Aventador, também o Lamborghini Huracán terá uma versão de «despedida» do não menos icónico V10. Chama-se STJ (Super Trofeo Jota) e é bem capaz de ser a interpretação mais arrojada de sempre deste modelo.

Limitada a apenas 10 unidades, baseia-se no Huracán STO, mas adiciona um conjunto de elementos destinados a enaltecer a sua ligação à competição.

Entre eles, um novo pacote aerodinâmico criado pelos técnicos da Squadra Corse e mais elementos aerodinâmicos em fibra de carbono, que são capazes de produzir ainda mais força descendente (downforce).

Lamborghini Huracán STJ - 3/4 de traseira
© Lamborghini

Quanto ao motor V10, naturalmente aspirado, claro, é precisamente a mesma versão que já conhecemos do Huracán STO. Ou seja, a potência máxima é de 640 cv, obtidos às 8000 rpm e o binário é de 565 Nm.

Para passar tudo isto (apenas) para as rodas do eixo traseiro, está também presente uma caixa de velocidades de dupla embraiagem com sete relações.

As ligações ao solo foram melhoradas com amortecedores ajustáveis, derivados dos usados em competição, mas também com novas jantes de 20” de aperto único, que «calçam» um conjunto de Bridgestone Potenza Race.

Segundo a Lamborghini, as melhorias efetuadas no Huracán STJ permitem que este seja um segundo mais rápido no circuito de testes de Nardo, quando comparado com os tempos registados pelo STO.

Visual a condizer

Uma versão limitada com componentes ainda mais desportivos não poderia dispensar a combinação com uma decoração menos discreta. Para este capítulo, o Lamborghini Centro Stile propõe duas configurações: uma com base num tom Grigio Telesto (cinzento) e outra — que vemos nas imagens — em Blu Eliadi (azul).

Em ambos os casos, o tejadilho é pintado em Nero Noctis (preto) e os restantes detalhes contam com os tons Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco).

A bordo do Lamborghini Huracán STJ, o ambiente é marcado pelos tons mais escuros. Os assentos em Alcantara, no entanto, incluem detalhes em pele e costuras contrastantes em Rosso Alala (vermelho).

Nas 10 unidades desta edição especial, o habitáculo também recebe uma placa em fibra de carbono, com a inscrição “1 de 10”. No entanto, ainda existe a opção de adicionar uma segunda placa, do lado do passageiro, personalizada de acordo com as instruções do cliente.

Super Trofeo Jota

A sigla STJ é uma combinação de dois tributos. “ST” de Super Trofeo, destacando o troféu monomarca criado em 2009, e “J”, que é uma referência ao Apêndice J das regras da FIA que estabelece as especificações dos carros de corridas.

Quem segue a história da marca, sabe que não foram muitos os modelos de Sant’Agata Bolognese a receber esta letra na sua designação, apenas o Miura e o Aventador foram eleitos para esta «responsabilidade».

Sabe esta resposta?
Que modelo da Lamborghini marcou presença no filme "O Lobo de Wall Street", com Leonardo Di Caprio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Countach de “O Lobo de Wall Street” vai a leilão. Comprariam?