Notícias Nova face para o Mitsubishi ASX 2024. O que mais mudou

Apresentação

Nova face para o Mitsubishi ASX 2024. O que mais mudou

O Mitsubishi ASX foi atualizado e já tem data prevista de lançamento no mercado. Fique a saber o que mudou.

Mitsubishi ASX dianteira
© Mitsubishi

Ainda não fez dois anos que o Mitsubishi ASX chegou ao mercado, mas acaba de ser renovado e fomos até Vianen, nos Países Baixos, descobrir tudo o que traz de novo.

A renovação, algo precoce, pode ser justificada pela também recente renovação do Renault Captur, modelo do qual deriva diretamente.

Tal como o «irmão», é na dianteira que o ASX 2024 concentra as maiores diferenças visuais, adotando os mesmos grupos óticos, mas separados pela grelha típica da marca japonesa, a “Dynamic Shield”.

Na traseira, o ASX pouco ou nada mudou, contando com farolins em C equipados com tecnologia Full-LED.

Mais tecnológico

Para além de uma «nova cara» as restantes novidades são, sobretudo, a um nível tecnológico. O destaque é a incorporação de diversas funcionalidades Google, nomeadamente as aplicações e serviços Google Assistant, Google Maps, e outras acessíveis através do Google Play. Está igualmente disponível Apple CarPlay e Android Auto, além de permitir atualizações remotas de software (over the air).

De resto, o interior continua a ser dominado pelo ecrã vertical de 10,4″ do sistema de infoentretenimento, complementado por um ecrã à frente do condutor que serve de painel de instrumentos. Na versão Intense é de 7”. Na versão híbrida, o painel de instrumentos cresce até às 10″. Entre outros equipamentos disponíveis encontramos o sistema de carregamento sem fios para smartphone.

Não há diferenças a registar na oferta de espaço disponível ou nas soluções de versatilidade interior. O Mitsubishi ASX 2024, por exemplo, continua a contar com bancos traseiros deslizantes, que permite variar a capacidade de carga entre os 332 l (VDA) e os 401 l.

Tal como já seria de esperar, tendo em conta as novas regras de segurança da União Europeia (UE), a lista de assistentes à condução foi reforçada, passando a oferecer de série: Cruise Control com limitador de velocidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira, assistente de manutenção na via de rodagem, entre outros.

E motorizações?

No nosso país este modelo vai continuar a ter na sua base de oferta o motor de três cilindros e um litro de capacidade (1.0 MPI-T) com 90 cv de potência.

Logo acima surge um quatro cilindros turbo de 1,3 litros, designado 1.3 DI-T, que pode ter dois níveis de potência: 140 cv associado a uma caixa manual de seis velocidades e 160 cv com caixa caixa automática (dupla embraiagem) de sete velocidades. Ambas as opções surgem associadas a um sistema mild-hybrid.

Mitsubishi ASX dianteira
© Mitsubishi

Além destas, existe ainda uma opção híbrida (sem precisar de ligar à tomada), que combina uma unidade a gasolina de 1,6 l com dois motores elétricos, que estão acoplados a uma transmissão automática multimodo. No total são 145 cv de potência combinada e até 900 km de autonomia.

A opção eletrificada e também a mais económica do ASX 2024 permite, segundo a Mitsubishi, circular até 80% da condução em cidade com recurso apenas ao motor elétrico, permitindo uma poupança de combustível em até 40% em comparação com uma motorização a combustão equivalente.

Quando chega?

O renovado ASX começará a ser produzido na fábrica da Renault em Valladolid (Espanha), a partir de maio e deverá ser lançado em junho deste ano. Por enquanto ainda não foram divulgados preços.

Para além deste modelo, a Mitsubishi anunciou recentemente o relançamento do Outlander na Europa. Já pudemos ter um primeiro contacto com o novo modelo, em condições muito especiais:

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mitsubishi Pajero Evolution?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.