Notícias O conceito é antigo, o nome nem por isso. Este é o novo Mercedes-Benz CLE

Apresentação

O conceito é antigo, o nome nem por isso. Este é o novo Mercedes-Benz CLE

O novo Mercedes-Benz CLE é o novo Coupé da marca alemã e tem a missão de uniformizar esta categoria. Mais tarde, chegará o CLE Cabriolet.

Mercedes-Benz CLE Coupé a rolar na estrada
© Mercedes-Benz

Com a apresentação do novo Mercedes-Benz CLE, a marca alemã concentra num só modelo os argumentos dos anteriores coupés e descapotáveis dos Classe C e Classe E.

Posicionado algures a meio entre as duas anteriores propostas o novo CLE apresenta-se também como um clássico coupé e um descapotável de quatro lugares.

Mercedes-Benz CLE Cabrio e Coupé
© Mercedes-Benz Como é tradição, a Mercedes-Benz fez acompanhar o novo CLE Coupé com um CLE Cabrio, mas este último será lançado só em 2024.

Duas carroçarias, um modelo

Uma vez que são dois formatos menos racionais e mais emotivos, a Mercedes-Benz teve em conta a sua tradição neste tipo de modelos para definir as suas linhas e proporções.

Ao longo dos seus 4,85 m de comprimento — 15 mm mais comprido que o Classe E Coupé —, o novo CLE destaca-se pelas proporções clássicas: frente longa, eixo dianteiro em posição avançada e habitáculo recuado. No capô destaque para as duas saliências longitudinais inspiradas nas do histórico SL.

Mercedes-Benz CLE Coupé - lateral
© Mercedes-Benz

Além disso, e para conseguir uma altura inferior às das berlinas da marca (1,428 m), o para-brisas também é mais inclinado.

A posição das quatros rodas foi «empurrada» o mais possível para os cantos da carroçaria e a distância entre eixos fica agora em 2,865 m — praticamente tão longa como a do anterior Classe E Coupé e 25 mm mais que o Classe C Coupé.

Para criar uma imagem mais desportiva, o Mercedes-Benz CLE apresenta-se com uma grelha frontal de desenho tridimensional. E depois, os sistemas de iluminação com as tecnologias mais recentes, acabam por completar a imagem mais sofisticada deste novo modelo.

Ambiente a bordo

O desenho do habitáculo ficou muito aproximado ao do Classe C no que diz respeito ao tabliê e às soluções encontradas para a instrumentação e para o monitor central. Por se tratar de um Coupé (ou de um Cabriolet), há apenas dois lugares na parte de trás.

Sendo que, na versão descapotável, foram adicionados os habituais defletores aerodinâmicos no topo do para-brisas e atrás dos assentos, para que o vento não estrague o ambiente a bordo.

Gama de motores Mercedes CLE

O novo Mercedes-Benz CLE terá disponíveis quatro hipóteses de motorização, três a gasolina e uma Diesel. Mas todas vão incluir um sistema mild-hybrid de 48 V, que inclui uma nova bateria e um motor elétrico com uma potência de 17 kW (23 cv).

Ao contrário do atual Classe C, o novo CLE pode ser equipado com motores com mais de quatro cilindros. No topo da oferta está o bloco de 3,0 l com seis cilindros em linha, que oferece uma potência máxima de 381 cv.

Depois, há uma opção de 2,0 l e quatro cilindros com dois patamares de potência, com 204 cv e 258 cv. E, surpresa, ou talvez não, há um motor Diesel disponível para o CLE: o bloco de 2,0 l com quatro cilindros e 200 cv.

Das três opções a gasolina, as duas mais potentes vão estar apenas disponíveis com o sistema de tração integral 4Matic. A versão base terá também uma opção de tração traseira e no caso do Diesel, apenas estará disponível esta opção. Comum a todas é a caixa de velocidades automática 9G-Tronic.

Além destas soluções, a Mercedes-Benz revelou que também está a desenvolver uma versão híbrida plug-in para o CLE Coupé, mas esta será apresentada mais tarde.

Quando chega?

As encomendas do Mercedes-Benz CLE Coupé devem abrir em setembro, com as primeiras unidades a chegarem aos concessionários em novembro. A versão Cabriolet ficará para mais tarde, em 2024, tal como a versão híbrida plug-in do Coupé.

Em termos de preços, os valores finais ainda não estão definidos.

Sabe esta resposta?
Em que ano o sistema ABS foi integrado num automóvel de produção pela primeira vez?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produção