Notícias Isto ou um Porsche 911 GT3 RS? Novo Ford Mustang GTD vai dar luta

Vídeos RA

Isto ou um Porsche 911 GT3 RS? Novo Ford Mustang GTD vai dar luta

Qualquer semelhança com um Mustang convencional é pura coincidência. Este Ford Mustang GTD aponta a mira à referência Porsche 911 GT3 RS.

Ford Mustang GTD frente 3/4
© Razão Automóvel

A Ford Perfomance não costuma deixar os seus créditos por mãos alheias, seja a fazer um pocket rocket como o Fiesta ST, um superdesportivo como o GT ou até uma pick-up à prova de (quase) tudo como a Ranger Raptor: este Mustang GTD tem tudo para ser uma máquina excepcional.

As mudanças do Mustang mais radical de sempre não se ficam apenas pela cosmética. As modificações deste Mustang GTD são profundas — ao nível das que vemos num 911 GT3 RS —, capazes de «agitar as águas» e deixar os engenheiros da Porsche a fazer contas de cabeça.

O Guilherme Costa, no âmbito do seu papel como jurado no World Car Awards, teve oportunidade de ir ao Salão de Los Angeles e «privar» com esta máquina. Fique a conhecê-lo em detalhe no vídeo:

O que é o Ford Mustang GTD?

O Mustang GTD é a derradeira versão do pony car, diluindo a fronteira entre o que é um carro de estrada e um carro de pista — a Ford não veio para brincar.

Artilhou o chassis com os melhores componentes disponíveis e do Mustang «normal» só ficou praticamente a aparência (muito modificada), porque tudo o resto? Lixo.

Para conhecerem todas as especificações do carro vejam o vídeo em cima ou leiam o artigo abaixo, mas nas próximas linhas fazemos uma síntese para aguçar o apetite.

Começando pelo chassis, este foi totalmente reformulado. A suspensão dianteira deixa dúvidas sobre a génese do modelo, mas é atrás é que conseguimos constatar o empenho da marca americana: adotaram um sistema pushrod — o mesmo que encontramos, por exemplo, na Fórmula 1. Para além disto, a suspensão passou a ser ativa.

Chassis do Ford Mustang GTD
© Ford Performance

A caixa de velocidades separou-se do motor e migrou para o eixo traseiro, para melhorar a distribuição de peso (é agora um transaxle). Esqueçam a opção «caixa manual»: numa máquina para vingar nos circuitos não há tempo a perder e por isso vem com uma automática de dupla embraiagem de oito velocidades.

A cereja no topo do bolo, ou melhor, por debaixo do capô? O motor V8 Supercharged — não podia ser outra coisa —, com 5,2 l de capacidade e mais de 800 cv de potência. Este é capaz de «cantar» até às 7500 rpm, numa sinfonia que é acompanhada pelo assobiar de um compressor volumétrico e de um escape em titânio.

motor v8 ford mustang
© Ford Performance Músculo americano com esteróides. Entenda-se, um enorme compressor volumétrico.

Com este nível de potência, em reta não restam muitas dúvidas… o Ford Mustang GTD é capaz de dar um empurrão na traseira do Porsche 911 GT3 RS. Resta agora saber se tudo o resto que a Ford Performance fez neste super-Mustang o consegue acompanhar nas curvas…

Mas o pior…

Previsivelmente este super-Mustang vem com um super-preço: nos EUA começa nos 275 mil euros. Caso chegasse a Portugal, com aquele imenso V8 de 5,2 l, este Ford superaria os 400 mil euros.

E o preço do Ford Mustang GTD nem é o pior — é o preço a pagar por aquele que muito provavelmente será o derradeiro Ford Mustang com motor a combustão. E mesmo tendo uma mala cheia de dinheiro, pode não ser suficiente para conseguir um.

É que a produção vai ser limitada à volta dos 1000 exemplares (a confirmar) e será a Ford a selecionar os futuros proprietários. As primeiras unidades chegam apenas no final de 2024 ou no início de 2025.