Notícias Vamos atrás de ti Porsche! O Ford Mustang GTD não quer brincar

Apresentação

Vamos atrás de ti Porsche! O Ford Mustang GTD não quer brincar

O Ford Mustang GTD é o equivalente americano do Porsche 911 GT3 RS. Do Mustang convencional não sobrou quase nada.

Ford Mustang GTD, frente
© Ford Performance

A Ford Performance colocou a «carne toda no assador». É expressão que melhor define o novo Ford Mustang GTD. A marca americana foi à prateleira de peças do departamento de competição e disse “é para levar tudo”. E fez muito bem…

O resultado é aquele que podem ver nas imagens: o Mustang mais radical de sempre. E não é só aspeto. Debaixo da carroçaria há soluções que prometem colocar os engenheiros da Porsche a fazer contas de cabeça.

© Ford Performance

Porsche, vamos atrás de ti!

É quase inevitável. Olhamos para este Ford Mustang GTD e imaginamos logo um comparativo com o Porsche 911 GT3 RS.

Afinal de contas, são dois carros do mesmo segmento e com o mesmo propósito: oferecer em estrada a experiência de um carro de competição. Ainda que as abordagens sejam relativamente distintas.

motor ford mustang
© Ford Performance Músculo americano com esteróides. Entenda-se, um enorme compressor volumétrico.

Neste Ford Mustang GTD encontramos um motor V8 — como seria de esperar… —, com 5.2 l de capacidade e mais de 800 cv de potência. Um motor que é capaz de «cantar» até às 7500 rpm, numa sinfonia que é acompanhada pelo silvo de um compressor volumétrico e de um escape em titânio.

Em reta não restam muitas dúvidas… o Ford Mustang GTD é capaz de dar um empurrão na traseira do Porsche 911. Mas, e nas curvas?

Carne toda no assador é carne toda no assador

Sim, é muito potente. Sim, é um grande motor. Mas um modelo desta natureza tem de curvar. Foi por isso que a Ford deitou praticamente todos os componentes do Mustang «normal» para o lixo e artilhou o chassis com os melhores componentes disponíveis.

© Ford Performance Por fora tem o aspeto de um Ford Mustang, mas nas entranhas é um «animal» totalmente diferente.

A caixa de velocidades separou-se do motor e migrou para o eixo traseiro, para melhorar a distribuição de peso — uma solução conhecida por transaxle. Trata-se de uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades.

Esqueçam a opção «caixa manual», este é um carro focado na performance máxima. Não há tempo a perder com mudanças manuais.

Ford Mustang GTD caixa de velocidades
© Ford Performance Para acomodar esta caixa de velocidades, o porta-bagagens foi anulado. No seu lugar surge agora o sistema de refrigeração da caixa de velocidades.

Um Ford Mustang GTD «colado»

Esta é provavelmente a parte mais interessante do Mustang GTD. Quando afirmámos que a divisão Ford Performance mandou quase tudo para o lixo, não estávamos a exagerar.

As suspensão dianteira foi totalmente refeita, não sobrando um único componente do modelo que está na sua génese.

No entanto, é na traseira que conseguimos constatar o empenho da marca americana. Refizeram todo o esquema de suspensões e adoptaram um sistema pushrod — o mesmo que encontrámos, por exemplo, na Fórmula 1.

suspensões ford mustang gtd
© Ford Performance Empenho máximo na cadeia cinemática do Ford Mustang GTD.

Além disso, a suspensão é ativa. Comunica entre si para manter a melhor distribuição de massas possível, mesmo nas situações mais severas. No modo TRACK as suspensões ficam mais firmes e a altura ao solo diminui 40 mm. Estamos a aplaudir de pé Ford!

Vamos à pior parte?

O Ford Mustang GTD — não confundir com o Golf GTD… — vai ter uma produção limitada. O preço começa nos 275 000 euros, nos EUA. Somem os impostos nacionais e caso este modelo chegue a Portugal o preço deverá superar os 400 000 euros.

Saídas de ar Ford Mustang
© Ford Performance Travões, apêndices aerodinâmicos, etc. Parece um carro de competição mas tem matrícula.

É caro? Sem dúvida nenhuma. Mas é o preço a pagar por aquele que será (muito provavelmente) o derradeiro Ford Mustang com motor a combustão. As primeiras unidades chegam apenas no final de 2024.

Entretanto, ficamos a aguardar por mais desenvolvimento no sítio do costume: Nürburgring Nordschleife. Que comecem os jogos!