Notícias Comprar um livro ou um Hyundai? Na Amazon vai ser possível comprar os dois

Mercado

Comprar um livro ou um Hyundai? Na Amazon vai ser possível comprar os dois

A Hyundai vai ser o primeiro parceiro da Amazon no seu novo serviço nos Estados Unidos da América: vender automóveis online.

Hyundai santa Fe e caixa da Amazon no Salão de Los Angeles
© Hyundai

As portas do Salão de Los Angeles (EUA) acabaram de se abrir e uma das novidades que está a dar mais que falar não é um novo modelo, mas sim a entrada da gigante Amazon no comércio automóvel online.

A empresa norte-americana, que foi criada em 1994 por Jeff Bezos, em Seattle, e que começou por vender livros e música, vai expandir, assim, a sua atividade à venda de carros.

Os primeiros automóveis que vão poder ser comprados online a partir de 2024 (por agora, só nos EUA) serão modelos da Hyundai, graças a uma parceria firmada entre as duas empresas.

Hyundai Santa Fe em movimento, fora de estrada
© Hyundai O novo Hyundai Santa Fe será um dos modelos que poderá ser comprado online na Amazon

O interesse da Amazon por carros não é novo. Antes desta parceria, já era possível procurar por veículos e aceder ao Amazon Vehicle Showrooms, que dava espaço às marcas de automóveis para promover os seus modelos. Agora foi dado o passo seguinte.

Como vai funcionar?

O objetivo desta parceria entre a Amazon e a Hyundai é o de “agilizar a transação de carros com os concessionários automóveis”, simplificando e melhorando, ao mesmo tempo, o processo de compra dos consumidores.

Esta parceria vai permitir aos clientes procurar pelos carros que estão disponíveis numa determinada área, tendo em conta as suas preferências: modelos, funcionalidades, cores, etc.

O resto do processo irá desenrolar-se exatamente da mesma forma que uma encomenda «banal» de um livro da loja online: o cliente escolhe o método de pagamento preferido, com a única diferença de que o Hyundai não lhe será entregue em casa numa caixa de cartão. O cliente terá de ir levantar o veículo ou pedir que o entreguem ao concessionário da marca mais próximo de si.

Hyundai com Alexa em 2025

A parceria entre a Hyundai e a Amazon abrange mais do que a venda online de automóveis. A partir de 2025, a Hyundai vai começar a integrar a Alexa nos seus veículos. A Alexa é nada mais, nada menos, que uma assistente virtual com a qual interagimos com comandos de voz.

Além de permitir aos clientes da Hyundai pedir à Alexa para ouvir músicas, podcasts, definir lembretes, pedir atualizações de trânsito ou meteorológicas, caso possuam casas inteligentes vão poder verificar também, a partir do seu Hyundai, se as portas estão trancadas, assim como poderão desligar as luzes ou ligar o aquecimento da casa.