Notícias Ford quer manter V8 do Mustang durante “tanto tempo quanto seja possível”

Motores

Ford quer manter V8 do Mustang durante “tanto tempo quanto seja possível”

Achavam que o novo Mustang seria o último da espécie? Nada disso. A Ford acaba de confirmar que vai manter o V8 «vivo» enquanto puder.

Ford Mustang GT em movimento vista dianteira 3/4
© Ford

Apesar do forte investimento na eletrificação, a Ford não esquece o motor V8 do seu Mustang e promete mantê-lo no seu catálogo durante mais alguns anos.

Em declarações à publicação australiana Carsales, o diretor global da Ford Performance Motorsport, Mark Rushbrook, afirmou que a oval azul vai continuar a fabricar motores V8 durante “tanto tempo quanto seja possível”.

três Ford Mustang sétima geração, coupé e cabrio, na estrada, frente
© Ford

Já Jim Owens, responsável pela marca Ford Mustang a nível global, afirmou algo parecido à publicação Drive, confirmando que a Ford vai continuar a construir motores V8 “enquanto for possível” e que continua a investir nos blocos de oito cilindros em V.

O discurso dentro da Ford não deixa grande margem para dúvidas acerca do comprometimento que a Ford tem com este tipo de motor, que está intrincadamente ligado à identidade do Mustang.

Porém, as restrições em termos de emissões de CO2 que se fazem sentir na Europa e na Califórnia (EUA), por exemplo, podem ditar um futuro diferente para o 5.0 V8 “Coyote”. Este deverá manter-se «vivo» apenas em mercados como os Estados Unidos da América (exceto a Califórnia) e a Austrália.

A NÃO PERDER: O desportivo mais vendido dos últimos 10 anos. Ford Mustang festeja a dobrar

“O Mustang não vai a lado nenhum”

“Não posso sentar-me aqui e dizer que daqui a 300 anos ainda vamos estar a vender Mustangs com motor V8. Mas também não posso dizer em que ano vamos parar, porque não faço ideia”, afirmou Mark Rushbrook, citado pela Carsales.

Uma coisa parece certa, o Mustang com motor de combustão está bem e recomenda-se: “As pessoas estão sempre a dizer que é o último. Mas se eu disser ‘Ford’ num jogo de associação de palavras, a próxima palavra para a maioria das pessoas é ‘Mustang’. O Mustang não vai a lado nenhum”, atirou Rushbrook.

Sétima geração está quase a chegar

Recorde-se que a sétima geração do Ford Mustang, apresentada no final do ano passado, vai ser comercializada em mais de 100 mercados e vai chegar à Europa lá mais para o final de 2023.

Ford Mustang GT em movimento vista traseira 3/4
© Ford A sétima geração do Ford Mustang vai chegar à Europa ainda este ano

Apesar das normas de emissões cada vez mais restritivas, o 5.0 V8 “Coyote” também vem para a Europa. E nesta nova iteração assume o título de motor mais potente de sempre alguma vez instalado num Ford Mustang, se excluirmos as versões assinadas pela Shelby.

LEIAM TAMBÉM: Como é viver com uma Ford Ranger Raptor

No Ford Mustang Dark Horse, o V8 naturalmente aspirado produz 507 cv (500 hp) de potência e 567 Nm de binário máximo. No Mustang GT, a potência do V8 desce para os 487 cv.

Além do V8, quando chegar à Europa, o novo Ford Mustang contará com um novo motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros que entrega 319 cv e 475 Nm.

Fonte: Carsales e Drive