Notícias Conheça todas as novidades da Peugeot para os próximos meses

Apresentação

Conheça todas as novidades da Peugeot para os próximos meses

Foram muitas as novidades que conhecemos no Peugeot e-Lion Test Drive, em que estivemos presentes. Este é um pequeno resumo de tudo.

Peugeot e-2008 - 3/4 frente
© André Mendes / Razão Automóvel

Os próximos meses da Peugeot vão ser bastante preenchidos e recheados de novidades. E para conhecer algumas delas, a marca do leão levou-nos até Málaga, onde estão a decorrer os e-Lion Test Drives.

O grande destaque do primeiro dia evento foi a possibilidade de conduzir o novo Peugeot e-2008, sobre o qual o Miguel já adiantou diversos detalhes e preços. Ainda assim, fica prometido um primeiro contacto sobre a experiência de condução deste modelo.

Ainda antes do dia terminar tivemos a oportunidade de participar numa experiência de realidade virtual. Através desta, foi possível sentarmo-nos a bordo do novo Peugeot 3008 e 5008, que só vão chegar ao mercado no próximo ano e descobrir diversas novidades sobre o novo I-Cockpit.

Linda Jackson, a CEO da Peugeot

O segundo dia do evento começou com um momento mais tranquilo no qual foi possível conversar com Linda Jackson. A CEO da marca francesa falou-nos sobre o facto de ter criado algo bastante especial com a imagem da Peugeot, através de um design distinto, reforçado por assinaturas visuais marcantes.

Confirmou ainda que até ao final do próximo ano, todos os modelos da marca terão uma versão 100% elétrica. Em relação a novos modelos, não foram reveladas novidades.

Ainda assim, a CEO da marca levantou um pouco do véu e referiu que, tecnologias como o Hypersquare, por exemplo, vão fazer parte dos modelos de grande produção entre 2026 e 2027.

Além disso, o volante retangular que foi apresentado com o Inception Concept, marca também a estreia de utilização (na Peugeot) do sistema de direção steer-by-wire.

© André Mendes / Razão Automóvel Linda Jackson – CEO da Peugeot

No futuro, não haverá muita margem para a produção de modelos de nicho, uma vez que continuará a ser necessário priorizar. Apesar disso, os futuros modelos da marca francesa vão procurar uma imagem cada vez mais aerodinâmica e eficiente do ponto de vista energético. Sendo que os melhores «easter-eggs» estão mesmo nos concepts E-Legend e Inception.

De regresso aos ensaios

Logo a seguir à conversa com Linda Jackson, no parque de estacionamento do hotel, estava à nossa espera o novo 508, tanto na versão de três volumes como na carrinha SW.

A versão atualizada deste modelo, de que já partilhámos diversas informações e preços no passado mês de abril, continua disponível com versões híbridas plug-in. Precisamente aquela com que tivemos oportunidade de efetuar um pequeno contacto.

Neste, aproveitámos para explorar, num ritmo (muito) moderado, quantos quilómetros se conseguem percorrer em modo 100% elétrico. E não foi muito difícil ficar próximo dos 50 quilómetros, mesmo com um início de viagem sem a bateria a 100%.

No final da manhã, antes do regresso ao aeroporto, ainda foi possível um contacto muito curto (e com muito trânsito) com a nova versão híbrida do 5008.

Na prática, esta não se porta de uma forma muito diferente de um mild-hybrid, ainda que não o seja. Afinal, com esta nova opção, já é possível circular algum tempo em modo 100% elétrico.

Aliás, a marca anuncia mesmo que, em cidade, cerca de metade da viagem será efetuada com o motor térmico desligado. Para o comprovar, no entanto, vamos aguardar pela sua chegada ao mercado nacional.

Agenda preenchida

O frenesim de novidades a chegar ao mercado nacional está então agendado da seguinte forma: até ao final de julho termos em solo nacional os novos Peugeot 508 e 508 SW, não faltando a opção mais desportiva PSE (Peugeot Sport Engineering).

Mais tarde, no mês de agosto, será a vez do novo 2008 e do e-2008 100% elétrico fazerem a sua entrada no mercado nacional.

Entre os meses de setembro e outubro juntam-se à festa as novas versões híbridas do 3008 e 5008. No entanto, em paralelo, setembro será também o mês da apresentação internacional do novo Peugeot 3008, aquele que irá estrear a nova geração do I-Cockpit e que só chegará ao mercado nacional no início do próximo ano. E depois, nessa altura, será o momento da apresentação internacional do 5008, que só chegará a Portugal uns meses mais tarde.

As versões 100% elétricas do Peugeot 308 chegam também no início de 2024, ou mesmo ainda no final deste ano. E pouco tempo depois, vamos também conhecer as versões BEV (100% elétricas) da carrinha 308, do 408 e até da nova geração do 3008, em fevereiro.

Ou seja, com tudo isto, preparem-se para diversos produtos com a marca do leão ao longo dos próximos meses.

Sabe esta resposta?
O Peugeot 106 Rallye incluía umas faixas decorativas com as cores da... Qual a resposta certa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os mais novos não conhecem o Peugeot 106 Rallye mas deviam