Notícias Este Porsche 911 GTS celebra os 100 anos de Le Mans mas não o podem comprar

Apresentação

Este Porsche 911 GTS celebra os 100 anos de Le Mans mas não o podem comprar

Chama-se Porsche 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition e assinala os 100 anos de uma das corridas mais famosas do mundo.

Porsche 911 Carrera GTS Le Mans
© Porsche

A Porsche acaba de apresentar o 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition, uma versão especial destinada apenas ao mercado francês que presta homenagem ao centenário das 24 Horas de Le Mans.

Com detalhes visuais que nos remetem para modelos do passado de competição da marca de Estugarda, tais como o 356 SL e o 911 GT1, este 911 está limitado a 72 unidades, numa referência aos 72 anos consecutivos nos quais a Porsche participa na mítica corrida de resistência.

Durante esses anos, a Porsche alcançou 110 vitórias de classes e 19 vitórias na geral, números que tornam este 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition ainda mais especial.

Porsche 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition perfil
© Porsche

Inspirado no passado

A pintura Le Mans Silver é completamente nova e contrasta com as jantes douradas, que são inspiradas no 911 GT1 que venceu em Le Mans em 1998. Já o número 46 nas laterais é uma homenagem ao Porsche 356 SL que ganhou a sua classe em Le Mans em 1951.

E já que falamos no 356 SL, importa dizer que para desenvolver a nova pintura cinza deste novo 911, a Porsche trabalhou de perto com o proprietário do 356 SL, bem como com Rod Emory (da Emory Motorsports), que trabalhou no restauro deste modelo tão especial durante quatro anos.

Olhando para o habitáculo, não faltam detalhes para celebrar aquela que é considera por muitos como a corrida de resistência mais emblemática do planeta: o circuito de La Sarthe está gravado no apoio de braço central e o logótipo das 24 Horas de Le Mans surge no apoio de cabeça.

Mas as celebrações não se esgotam aqui. É que o facto dos cintos de segurança serem vermelhos também é uma homenagem ao Porsche 911 GT1.

Motor não sofreu alterações

Quanto ao motor, não sofreu alterações face aquilo que já conhecemos do 911 Carrera GTS, que é precisamente o modelo que serve de base a esta criação especial da Porsche e que nós até já tivemos oportunidade de conduzir em circuito:

O mesmo é dizer que temos um motor boxer turbo com 3.0 litros de capacidade e seis cilindros que entrega 480 cv de potência e 570 Nm de binário máximo, que pode ser associado a uma caixa PDK de oito velocidades ou a uma caixa manual de sete relações.

Quanto custa?

O Porsche 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition já está disponível para encomenda no mercado francês e não será necessário esperar muito para que as 72 unidades sejam vendidas.

A NÃO PERDER: Novo Singer DLS Turbo quer ser o melhor Porsche 911 de sempre

Face a um 911 Carrera GTS convencional, esta versão comemorativa do centenário de Le Mans custa mais 79 104 euros, o que perfaz um total de 237 819 euros.