Notícias Ferrari SP-8. Tributo único ao V8 na forma de um roadster sem capota

Apresentação

Ferrari SP-8. Tributo único ao V8 na forma de um roadster sem capota

O novo SP-8 é inspirado no F8 Spider e é o mais recente projeto especial da Ferrari. Foi encomendado por um cliente de Taiwan.

Ferrari SP-8 frente 3/4
© Ferrari

A Ferrari acaba de apresentar a sua mais recente criação única (one-off): chama-se Ferrari SP-8 e é uma homenagem ao motor V8 da «casa» de Maranello.

Criado pelo departamento Special Projects da Ferrari para um cliente da marca em Taiwan, o SP-8 tem por base o Ferrari F8 Spider, do qual herda o chassis e o motor V8 biturbo de 3,9 l com 720 cv.

© Ferrari

Porém, sendo uma criação exclusiva, conta com alguns detalhes únicos, a começar logo na ausência do tejadilho retrátil (como encontramos no F8 Spider), o que obrigou a Ferrari a redesenhar toda a aerodinâmica deste modelo.

A marca do Cavallino Rampante fez várias simulações, testou no túnel de vento e na estrada, de maneira a otimizar o fluxo de ar em torno do SP-8. Não só para garantir um conforto acústico semelhante ao F8 Spider como para minimizar a turbulência do ar no habitáculo.

Até a cor é única

A dianteira do Ferrari SP-8 é dominada por um acabamento em fibra de carbono exposta, que contrasta na perfeição com a secção traseira. Esta surge pintada num tom cinzento único, denominado Argento Micalizzato, que a Ferrari criou especificamente para este exemplar.

Há mais detalhes curiosos: os faróis dianteiros do F8 Spider foram redesenhados e receberam um tratamento distinto, os farolins traseiros foram «roubados» ao Ferrari Roma e as ponteiras de escape são do 296 GTB, que nós já testámos em vídeo:

Quanto às jantes, foram buscar inspiração ao mítico Ferrari F40 e também foram criadas especialmente para o SP-8, que será o único Ferrari a poder usá-las.

Passando para o interior, percebemos que este cliente optou por manter alguns componentes do F8 Spider inalterados, a começar logo pela instrumentação.

© Ferrari

Contudo, existem vários elementos totalmente novos, tais como a consola central, que foi redesenhada de forma a acomodar o seletor da caixa de velocidades que encontramos no SF90 Stradale, que se inspira no passado.

Milhões e Milhões Este Ferrari 250 GTO vai a leilão e promete ser o mais caro de sempre

Quanto custou?

Tal como sempre acontece neste tipo de projetos exclusivos, a Ferrari não divulgou o preço do SP-8. Contudo, podem adivinhar que não terá sido barato. É esse o «custo» de ter um Cavallino Rampante único, sem réplica em qualquer parte do mundo.