Notícias BMW Série 5 Touring deixou de ter um dos seus detalhes mais característicos

Arranque a Frio

BMW Série 5 Touring deixou de ter um dos seus detalhes mais característicos

Há características que acompanham todas as Touring da BMW há algumas décadas. Mas agora, uma delas que deixou de fazer sentido para a marca.

BMW i5 Touring - abertura da porta traseira
© BMW

Com a chegada da nova geração da BMW Série 5 Touring, há sempre um momento que é aproveitado para relembrar um pouco da sua história.

Antes da «invasão» dos monovolumes e SUV, este era o formato da BMW mais desejado pelas famílias, graças às originais e práticas características de versatilidade das Touring.

Bem, com a nova geração, uma destas soluções foi abandonada. Neste novo modelo, já não é possível abrir o óculo traseiro de uma forma independente.

Para quem não sabe o que é, as imagens explicam melhor que mil palavras. A abertura independente do óculo era uma forma de aceder facilmente à bagageira, sem ter de abrir a porta.

O motivo desta decisão pode estar relacionado com custos. No entanto, tal como referido por Alexander Schmuck (BMW North America) ao Motor1, a razão está mais relacionada com o design.

Segundo Schmuck, a linha de tejadilho da nova BMW Série 5 Touring dificulta a adoção desta solução e os mecanismos necessários iriam reduzir os 570 litros disponíveis.

Como nota pessoal, que tive oportunidade de conviver com esta solução durante alguns anos, posso afirmar que não era muito usada. Mas havia momentos em que era perfeita.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o protótipo da BMW Série 5 Touring mais aventureiro de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A mãe de todas as carrinhas de aventura. BMW E34 530iX Enduro Touring