Notícias Só tem quatro cilindros. Este é o novo Mercedes-AMG GT 43

Apresentação

Só tem quatro cilindros. Este é o novo Mercedes-AMG GT 43

O novo Mercedes-AMG GT 43 tem metade dos cilindros e da capacidade do V8 dos outros GT, mas não tem metade da potência. Tem bem mais.

Mercedes-AMG GT 43 - motor
© Mercedes-Benz

O Mercedes-AMG GT foi criado com o objetivo de fazer frente a modelos tão icónicos como o Porsche 911, mas agora vai enfrentá-lo, nas versões mais acessíveis, com um «modesto» quatro cilindros e apenas 2,0 l de capacidade.

Relembramos que a segunda geração do AMG GT, apresentada o ano passado, chegou ao mercado nacional apenas na sua versão mais potente, equipada com o poderoso motor 4.0 V8 biturbo com 585 cv.

Mais simples e acessível

Agora, o novo Mercedes-AMG GT 43 troca todo esse «poder de fogo» por metade dos cilindros e menos duas rodas motrizes — tal como já tinha acontecido com o SL 43.

Tem apenas metade dos cilindros e da capacidade da opção mais potente, mas isso não significa que tenha ficado com metade da potência. O motor 2.0 Turbo do novo Mercedes-AMG GT 43 tem uma potência máxima de 422 cv e um binário de 500 Nm.

Para conseguir estes valores, a marca recorreu aos préstimos de um turbocompressor assistido eletricamente, mas também a um sistema elétrico mild-hybrid (ou MHEV) de 48 V. Este último, consegue gerar uma potência suplementar de 14 cv durante curtos períodos, destinados a complementar os préstimos do motor térmico.

AMG GT 43 - 3/4 de traseira
© Mercedes-Benz

A performance é condigna do estatuto do Mercedes-AMG GT. Consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6s e alcançar os 280 km/h de velocidade máxima.

Foco no prazer de condução

Ainda que seja uma versão mais simples e acessível, continua a ser um AMG GT, pelo que o prazer de condução tem de estar garantido.

Para assegurar esta questão, a marca manteve a caixa de velocidades automática AMG Speedshift MCT 9G, de nove relações, mas não o sistema 4Matic+. Ou seja, este novo AMG GT tem «apenas» tração traseira. Ainda assim, não deixa de estar presente um diferencial autoblocante de comando eletrónico.

O facto de o GT 43 ter «meio motor» e menos duas rodas motrizes resulta em menos 195 kg relativamente ao GT 63, anunciando 1775 kg (norma europeia).

As suspensões dianteiras e traseiras têm uma afinação específica e componentes em alumínio forjado. Está ainda presente um competente sistema de travagem, com discos ventilados e perfurados. Para as velocidades mais elevadas, o novo AMG GT 43 nem sequer dispensa diversas soluções de aerodinâmica ativa.

Para esta versão estão também disponíveis, em opção, alguns dos equipamentos da opção mais potente do AMG GT, tais como o eixo traseiro direcional ou o pacote AMG Dynamic Plus, que inclui um modo de condução “Race”.

Visual personalizado

A Mercedes-AMG não se limitou a «apenas» retirar o V8 e colocar um quatro cilindros no seu lugar. Há bastantes diferenças visuais entre o GT 43 e o seu «irmão» mais potente 63.

Mercedes-AMG GT 43 - vista superior
© Mercedes-Benz

Há para-choques com um novo desenho e guarda-lamas menos pronunciados, em consequência da menor largura das vias. Na secção traseira, continuam presentes quatro saídas de escape, duas de cada lado do para-choques, mas são agora redondas e não trapezoidais, como no AMG GT 63.

Na lateral, a designação do modelo também é mais discreta — assim como a saída de ar — e no equipamento de série estão incluídas jantes de 19”. Em opção, no entanto, é possível optar por versões de 20” ou mesmo 21” de diâmetro.

Para um visual mais personalizado, há três pacotes de equipamento para o exterior, variando entre um ambiente mais clássico ou mais desportivo.

Quando chega o AMG GT 43?

A data de chegada ao mercado nacional e o preço do Mercedes-AMG GT 43 ainda não estão definidos, sendo necessário aguardar mais uns dias.

Sabe esta resposta?
Qual foi a «alcunha» dada ao primeiro AMG de competição, o lendário Mercedes-Benz 300 SEL 6.8 AMG?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

“50 Years Legend of Spa”: a homenagem da AMG ao “Porco Vermelho”