Notícias Ferrari Enzo de Fernando Alonso foi vendido por valor recorde

Leilões

Ferrari Enzo de Fernando Alonso foi vendido por valor recorde

Fernando Alonso disse adeus ao seu exclusivo Ferrari Enzo, o primeiro de um total de 399 unidades produzidas na fábrica de Maranello.

Fernando Alonso e o seu Ferrari Enzo - abertura
© Monaco Car Auctions

O facto de este Ferrari Enzo ter pertencido a Fernando Alonso, já seria motivo suficiente para despertar o interesse dos colecionadores mais apaixonados.

No entanto, esta unidade tem ainda outro detalhe muito exclusivo, uma vez que trata do “Scocca n.1”. Ou seja, este foi o primeiro de todos os 399 Ferrari Enzo produzidos.

Curiosamente, quando foi anunciado que iria a leilão, não houve ninguém a mostrar interesse sobre esta unidade. Mas no dia do evento do Monaco Car Auctions, no entanto, surgiu um comprador com vontade de pagar a incrível soma de 5,4 milhões de euros para o levar para casa. E por causa disso, este é agora o Ferrari Enzo mais caro de sempre.

Além de tudo aquilo que possa aumentar o interesse por esta unidade, há ainda o facto de contar apenas com 4800 km percorridos. E depois, tal como está inscrito no certificado oficial da Ferrari Classiche, foi mesmo o primeiro dos Enzo a ser construído, há mais de 20 anos, em 2002.

Este inclui o motor V12 atmosférico que é capaz de o levar até aos 350 km/h. E antes de trocar de proprietário, Fernando Alonso submeteu este modelo a uma extensa revisão, para que tudo estivesse nas melhores condições.

Além disso, o piloto de Fórmula 1 ainda incluiu um vídeo em jeito de dedicatória, onde conta algumas das experiências ao volante do superdesportivo italiano que descreve como uma «obra de arte».

Ferrari Enzo - Michael Schumacher
© Ferrari

De salientar que este foi o Ferrari que contou com a ajuda de Michael Schumacher no seu desenvolvimento. E isso é algo que faz com que estas 399 unidades fiquem num patamar ainda mais especial.

Troca por algo mais… britânico?

Não existe qualquer razão indicada por Alonso sobre o motivo que o levou a desfazer-se de um modelo tão exclusivo. Mas claro que não foi preciso esperar muito até que surgissem pequenas «provocações» a indicar que o substituto deste Ferrari Enzo pudesse ser um Aston Martin Valkyrie.

Afinal, esta até seria uma escolha simples, uma vez que o piloto de Fórmula 1 se encontra a conduzir para a equipa de F1 de Gaydon. E isso poderia muito bem dar origem à aquisição de um dos seus hiperdesportivos, com especificações criadas totalmente à medida de Alonso.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Ferrari Enzo foram produzidas em preto mate, ou seja, em Nero Opaco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Só há um Ferrari Enzo preto mate de origem e está à venda