Notícias Futuro Volkswagen ID.2 poderá ser o novo ID. Golf?

Antevisão

Futuro Volkswagen ID.2 poderá ser o novo ID. Golf?

E se o futuro Volkswagen ID.2 viesse afinal a chamar-se ID.Golf? Nada está decidido mas esta é uma realidade cada vez mais próxima.

Volkswagen ID. Life
© Volkswagen

Aos poucos vamos continuando a conhecer novos detalhes acerca do tão esperado ID.2, o pequeno utilitário elétrico da Volkswagen que vai chegar ao mercado em 2025, com um preço previsto abaixo dos 25 mil euros, de acordo com Thomas Schäfer, o diretor executivo da Volkswagen.

Mas agora, pela primeira vez, ficámos a saber que o ID.2 pode vir a chamar-se, na verdade, Volkswagen ID. Golf. A informação está a ser avançada pela Autocar, reforça algo que Schäfer já tinha dito no final de 2022, numa entrevista ao referido meio britânico:

Há uma ligação entre a Volkswagen e a designação ID, não há necessidade de cancelar essa nomenclatura (…) contudo, temos nomes icónicos como Golf ou GTI. Seria louco deixá-los morrer. Vamos manter-nos fiéis à lógica ID, mas os modelos icónicos vão manter o seu nome.

Thomas Schäfer, diretor executivo da Volkswagen

Nessa mesma entrevista, Schäfer ainda refutou a ideia de que um futuro Golf elétrico podia vir a substituir ou a suceder ao ID.3, esclarecendo:

“O ID.3 nunca foi um sucessor do Golf, é mais um sucessor do Golf Plus“, a versão mais familiar do modelo que se vendeu entre 2004 e 2014. Naturalmente, isto coloca o futuro Golf elétrico posicionado abaixo do ID.3, o que mais uma vez dá força a este novo rumor de que o futuro ID.2 pode vir mesmo a chamar-se ID. Golf.

“O verdadeiro valor do Volkswagen Golf está num carro do tamanho do ID.2”, pode ler-se na Autocar, que cita fontes internas da fabricante com sede em Wolfsburgo.

Design distinto do ID. Life

Ainda assim, e apesar de tudo apontar nessa direção, nada é oficial nesta altura. Em março deste ano ficaremos a conhecer, segundo a publicação inglesa, um novo protótipo que vai antecipar a imagem final deste elétrico.

Até aqui, as únicas pistas a este nível tinham sido dadas pelo protótipo ID. Life, que a Volkswagen apresentou no Salão de Munique de 2020 e que ilustra este artigo.

A receção interna ao ID. Life, ao que consta, esteve longe de ser a mais entusiasmante — aparentemente foi uma das razões que levou Thomas Schäfer a nomear um novo chefe de design, Andreas Mindt, tomando o lugar de Jozef Kabaň. 

A não perder: Volkswagen vence processo em tribunal patrocinado pela Greenpeace

Por isso, o ID.2 ou ID. Golf adotará linhas distintas, muito provavelmente herdando do Golf algumas das suas características visuais mais emblemáticas (como o pilar C).

Há uns tempos a Volkswagen divulgou um esboço do que poderia ser o novo ID.2 (em baixo), mas agora caso se confirme o uso do nome Golf, certamente deverá «sofrer» novo redesign.

Volkswagen EV Teaser
© Volkswagen As diferenças para o ID. Life são evidentes, apesar de só estarmos a ver algumas linhas.

O que se sabe?

Fora o nome e a imagem, aquilo que se sabe — e que fontes da Autocar confirmam — é que o futuro ID.2 (ou ID. Golf) vai estrear uma versão atualizada da plataforma MEB do grupo Volkswagen, denominada MEB-Plus.

A somar a isso, vai contar com baterias com tecnologia LFP (fosfato de ferro de lítio) e vai ser capaz de suportar velocidades de carregamento de até 200 kW.

E mesmo que a plataforma MEB-Plus permita, ao que tudo indica, configurações de dois motores elétricos e tração integral, numa primeira fase o ID. Golf deverá estar apenas disponível com apenas um motor elétrico, montado à frente.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”