Notícias Será hoje que conheceremos o Tesla que vai custar menos de 25 mil euros?

Antevisão

Será hoje que conheceremos o Tesla que vai custar menos de 25 mil euros?

O "Investor Day" da Tesla está a gerar enorme expectativa pela potencial revelação do seu modelo mais barato de sempre.

Tesla Model 2
© Tesla

Esta noite realiza-se mais um “Investor Day” (Dia do Investidor) da Tesla e, ao que tudo indica, poderá ser também o palco de revelação do Tesla mais pequeno e barato de todos.

Conhecido até agora como Model 2 — uma designação que ainda não confirmada — o «mini-Tesla» foi apanhado em testes na China.

Pelo menos há fortes suspeitas que fosse o mais pequeno dos Tesla, tudo porque a «mula de testes» recorria à carroçaria do Mazda CX-30, mas contava com faróis dianteiros e traseiros da marca norte-americana.

Tesla Model 2 esboços
© Tesla Estes esboços de um novo Tesla apareceram durante um vídeo de apresentação num evento recente do fabricante.

O que esperar?

O Tesla “Model 2” vai-se posicionar abaixo do Model 3 onde encontrará concorrentes como o Volkswagen ID.3, o Renault Mégane E-Tech Electric ou o MG4.

Segundo avançam alguns analistas, o modelo mais barato da Tesla deverá ser 15% mais curto e 30% mais leve que o Model 3. Já a sua bateria será 25% mais pequena (40-45 kWh) o que deverá permitir uma autonomia de 180 milhas (cerca de 290 km).

Mais importante é o preço a que poderá ser proposto. As estimativas dos analistas apontam para um custo de produção 37% abaixo do Model 3. Ou seja, contas feitas, o mais pequeno dos Tesla deverá ter um preço a rondar os 25 mil dólares, o equivalente a aproximadamente 23 500 euros.

Nova plataforma a caminho?

Para conseguir um valor tão baixo — muitos milhares de euros abaixo dos concorrentes — este novo modelo da Tesla além da bateria mais pequena, estreará uma nova plataforma designada Generation 3, que poderemos conhecer também no “Investor Day”.

O que vai ao encontro das declarações recentes de Elon Musk, o diretor executivo da Tesla, que prometeu precisamente uma nova plataforma específica para modelos mais pequenos.

Sem adiantar muitos pormenores acerca desta plataforma, Musk avançou que permitirá reduzir para metade os custos de produção — mais que os 37% avançados pelos analistas — face à plataforma usada pelos Tesla Model 3 e Model Y.

Novo “Master Plan” confirmado

Por enquanto é impossível de confirmar se a Tesla irá revelar ou não este novo modelo no “Investor Day”. Mas Elon Musk já confirmou que vai apresentar o “Master Plan 3”, ou o plano mestre que vai definir os próximos anos do fabricante.

Enquanto os dois primeiros “Master Plan” concentraram-se em aumentar a gama de modelos e a capacidade de produção, o “Master Plan 3” terá como foco a criação de “um futuro energético totalmente sustentável”.

Já deu para perceber que há muito para ver no “Investor Day” da Tesla que acontece hoje na Gigafactory do Texas, EUA, às 16h00 locais, 21h00 em Portugal. Vejam o direto aqui:

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208