Notícias Novo Porsche 718 Spyder RS. Alguém pediu um Cayman GT4 RS descapotável?

Apresentação

Novo Porsche 718 Spyder RS. Alguém pediu um Cayman GT4 RS descapotável?

A Porsche acaba de apresentar o 718 Spyder RS, que muito provavelmente será a derradeira versão do Boxster com motor de combustão.

Porsche 718 Spyder RS
© Porsche

Trinta anos depois de mostrar o primeiro concept do Boxster, a Porsche acaba de lançar a versão mais potente de sempre do seu roadster de motor central: eis o novo Porsche 718 Spyder RS.

Pela primeira vez a marca de Estugarda recorre ao motor naturalmente aspirado do 911 GT3 e usa-o num desportivo descapotável com motor central. E será, muito provavelmente, a derradeira versão do Boxster com motor de combustão — a próxima geração será 100% elétrica.

O resultado é este 718 Spyder RS, que pode ser visto como a versão sem tejadilho do 718 Cayman GT4 RS, que o Guilherme Costa já levou ao limite no Circuito do Estoril. Podem ver (ou rever) esse vídeo:

O coração do 911 GT3

E é precisamente pelo motor que vamos começar, já que este 718 Spyder RS é animado pelo mesmo motor boxer de seis cilindros naturalmente aspirado com 500 cv que encontramos no 911 GT3.

A NÃO PERDER: Híbrido e mais de 700 cv. Novo Porsche 911 GT2 RS «caçado» no Nürburgring

Este bloco tem 4,0 l de capacidade, «grita» até às 9000 rpm e entrega 450 Nm de binário máximo. Associado à conhecida transmissão PDK de sete velocidades, o flat-six consegue catapulta o 718 Spyder RS até aos 100 km/h em apenas 3,4s e até aos 200 km/h em 10,9s. E só para de acelerar quando atinge os 308 km/h.

Porsche 718 Spyder RS traseira
© Porsche

Mas nem só de potência se conta a história do 718 Spyder RS. Pesa apenas 1410 kg, menos 40 kg do que o 718 Spyder (com caixa PDK) e menos 5 kg do que o 718 Cayman GT4 RS.

Capota reduzida ao mínimo

Esta diferença na massa para o 718 Spyder explica-se sobretudo pela capota, com um design distinto e muito compacto. Pesa apenas 18,3 kg, sendo menos 7,6 kg do que a capota do 718 Spyder e menos 16,5 kg do que no Boxster.

Porsche 718 Spyder RS capota
© Porsche A capota do 718 Spyder RS — e todos os seus componentes — pesa apenas 18,3 kg.

Com um mecanismo manual, esta capota está dividida em duas partes: um sun sail e um defletor. Estes dois elementos são amovíveis e podem ser arrumados em conjunto ou individualmente no veículo.

O sun sail está pensado para proteger o condutor e o passageiros da luz solar, ao passo que o defletor cria uma capota completa que protege os ocupantes contra a chuva quando as janelas estão subidas.

Porsche 718 Spyder RS
© Porsche

Precisão germânica

Também o chassis foi alvo de muitas alterações, com a Porsche a recorrer a componentes que vemos quer no 718 Spyder quer no 718 Cayman GT4 RS.

Equipado de série com o Porsche Active Suspension Management (PASM) com afinação mais desportiva, o 718 Spyder RS foi rebaixado em 30 mm face ao 718 Spyder. Dispõe ainda do Porsche Torque Vectoring (PTV), com diferencial mecânico autoblocante e de rolamentos de suspensão com juntas esféricas.

Porsche 718 Spyder RS perfil
© Porsche

Comparativamente com o 718 Cayman GT4 RS, as molas e os amortecedores têm um acerto mais macio para obter uma configuração mais relaxada e característica de um descapotável. Porém, elementos como a altura ao solo, o camber e as barras estabilizadoras podem ser ajustados individualmente.

Um 718 Cayman GT4 roadster

Quanto ao visual deste 718 Spyder RS, remete-nos de imediato para o 718 Cayman GT4 RS, sobretudo na dianteira. Aí encontramos (de série) um capô em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) com duas tomadas de ar, complementado por uma entrada de ar de grandes dimensões ao centro e dois defletores nas extremidades do para-choques que ajudam a aumentar a carga descendente.

Porsche 718 Spyder RS cima
© Porsche O capô é em tudo semelhante ao que encontramos no Porsche 718 Cayman GT4 RS

A maior diferença surge ao nível do lábio inferior dianteiro, que é mais curto do que aquele que vemos no 718 Cayman GT4 RS.

A NÃO PERDER: Porsche Vision 357. A homenagem perfeita da Porsche ao mítico 356?

Isto porque o 718 Spyder RS não tem a enorme asa traseira fixa do coupé, gerando assim menos downforce. Ao invés, tem um spoiler em forma de “cauda de pato” e, por isso, basta um lábio inferior mais pequeno para «equilibrar as contas aerodinâmicas».

Porsche 718 Spyder RS farolins
© Porsche

O Porsche 718 Spyder RS vem equipado de série com jantes forjadas em alumínio com 20”, mas estas podem ser forjadas em magnésio. Isto caso optem pelo pacote Weissach, que além das jantes adiciona ponteiras de escape em titânio, inspiradas nas do 935 mostrado em 2018.

Interior focado na performance

O caráter mais desportivo do 718 Spyder RS também fica visível no interior, que está reduzido ao essencial.

De série encontramos bacquets desportivas em plástico reforçado com fibra de carbono com as secções centrais em Race-Tex perfurado (tal como o volante desportivo RS) e com o logótipo “Spyder RS” gravado nos encostos de cabeça.

O painel de instrumentos e todos os acabamentos ao seu redor surgem em pele. Com o pacote Weissach toda a zona superior do tabliê passa a estar revestida em Rece-Tex.

Quanto custa?

Em Portugal o novo Porsche 718 Spyder RS tem preços que começam nos 213 586 euros.

A sua primeira aparição pública vai acontecer em junho, na comemoração dos 75 anos da Porsche, em Estugarda. Pouco depois vai mostra-se também em Inglaterra, no Festival de Velocidade de Goodwood.

Sabe esta resposta?
O Porsche 911 GT3 apareceu pela primeira vez em que geração do 911?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater