Notícias Este Nissan Ariya vai ser o primeiro elétrico a ligar o Polo Norte ao Polo Sul

Arranque a Frio

Este Nissan Ariya vai ser o primeiro elétrico a ligar o Polo Norte ao Polo Sul

Um Nissan Ariya e-4ORCE, especialmente «artilhado», irá efetuar uma expedição épica desde o Polo Norte ao Polo Sul, a primeira em automóvel elétrico.

Nissan Ariya "Pole to Pole"
© Nissan

Foi em Reykjavic, na Islândia, que a Nissan e a equipa desta expedição épica — Chris Ramsey e Julie Ramsey (marido e mulher) —, revelaram a versão final do crossover elétrico Ariya que ligará os 27 mil quilómetros entre o Polo Norte ao Polo Sul.

Para o fazer o Ariya foi seriamente modificado, e para isso a Nissan colaborou com os preparadores especialistas da Arctic Trucks, de modo a poder enfrentar não só as mais severas condições polares, como também o calor extremo entre as dunas do deserto.

leiam também Nissan quer lançar primeiro elétrico com baterias de estado sólido em 2028

O Nissan Ariya e-4ORCE que serviu de base manteve a «mecânica» de série — dois motores elétricos e a bateria de 87 kWh —, mas a suspensão foi substancialmente elevada e as cavas das rodas alargadas para receber os enormes pneus todo o terreno de 39″.

Para garantir que nunca falte energia ao Nissan Ariya nos locais mais inóspitos do planeta, também contará com um reboque protótipo que inclui uma turbina eólica e painéis solares.

Nem sequer falta um drone no tejadilho para recolher imagens… nem uma máquina de café expresso embutida no interior do crossover elétrico — um equipamento indispensável para o casal de exploradores.

Esta expedição épica arranca já no próximo mês de março e se querem acompanhar esta aventura épica, podem-no fazer nesta página dedicada.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.