Notícias Toyota Celica de regresso? Rumores ganham força

Antevisão

Toyota Celica de regresso? Rumores ganham força

Numa entrevista recente, Akio Toyoda, chairman da Toyota, confessou o seu desejo de recuperar outra designação histórica da marca: Celica.

Toyota Celica
© Toyota

Existem poucos nomes tão históricos na «prateleira» da Toyota quanto o nome Celica. Destacou-se como desportivo e fez carreira na competição até 2006, altura em que a marca nipónica parou de o produzir.

Agora, fala-se sobre o regresso ao catálogo da Toyota, juntando-se ao GR Supra, GR Yaris e GR 86. Pelo menos é essa a vontade de Akio Toyoda, atual chairman da marca com sede em Aichi, no Japão.

akio toyoda
Akio Toyoda, atual chairman da Toyota, na apresentação do GR Supra

Durante uma entrevista para o canal de YouTube Toyota Times, durante o Rally Hokkaido, no Japão, Toyoda foi questionado sobre a possibilidade de a Toyota vir a lançar um novo Celica.

Depois de alguma hesitação e de afirmar que agora tem uma posição diferente na empresa — deixou de ser o diretor executivo da Toyota no início deste ano —, Toyoda acabou por revelar alguns detalhes deste possível regresso.

E fê-lo de forma clara, deixando pouca margem para dúvidas (pelo menos sobre aquilo que é o seu desejo). Questionado sobre se tinha pedido o regresso deste modelo, Toyota afirmou: “Sim, pedi, mas não sei com qual nome será lançado”.

Porém, apesar do eco destas declarações ter sido grande e dos aficionados do Celica já estarem a esfregar as mãos, nada está garantido. Como o próprio Toyoda fez questão de clarificar, nem mesmo a sua posição significa que a sua vontade (de recuperar esta designação histórica) se sobrepõe a tudo o resto.

Questionado sobre se alguém seria realmente capaz de recusar a sua ideia na Toyota, Toyoda foi peremptório:

“Algumas pessoas estão cansadas de ouvir o que tenho para dizer. Mas de certa forma, isso é a diversificação. Sem pessoas assim, o Prius não seria o que é. Eu venci no Crown, mas o Prius foi reivindicado por pessoas que não queriam ficar do meu lado”, disse.

“Acho que é bom termos evoluído para uma empresa centrada no produto, capaz de ter essas discussões com o objetivo de fazer carros cada vez melhores”, acrescentou Toyoda.

Pela vontade de Akio Toyoda, o regresso do nome Celica podia acontecer já amanhã. Porém, como o próprio explicou, está longe de ser uma decisão unilateral.

A NÃO PERDER: Gigante acordou. Toyota desenvolve novas baterias para mais de 1000 km

Mas uma coisa é certa. Depois de ter recuperado a designação Supra e de fazer questão de manter o nome “86” nas fileiras, ninguém estranhará se a Toyota confirmar o regresso do Celica. Vamos ficar à espera.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Toyota Carina E foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal