Notícias Alpine A110 R Le Mans. Só vem um para Portugal e já está vendido

Apresentação

Alpine A110 R Le Mans. Só vem um para Portugal e já está vendido

O Alpine A110 R Le Mans presta homenagem à mítica corrida de resistência que está a celebrar 100 anos e está limitado a 100 exemplares.

Alpine A110 R Le Mans
© Alpine

A Alpine mostrou o A110 R Le Mans, uma edição limitada do A110 R que presta homenagem à corrida de resistência mais icónica do mundo, que este ano celebra o seu centenário.

Baseado no A110 R, que nós testámos recentemente (ver vídeo em destaque), o A110 R Le Mans está limitado a 100 exemplares. Desses só um vem para Portugal e já está vendido, como nos esclareceu a marca.

A exclusividade também se reflete no preço, já que o Alpine A110 R Le Mans tem um preço base de 144 000 euros, mais 32 000 euros que o A110 R.

https://youtu.be/0NkxrKqeXdI

O que muda para o A110 R «convencional»?

Face ao Alpine A110 R que lhe serve de base, a edição limitada “Le Mans” começa por se distinguir uma decoração exclusiva em branco e azul, duas cores emblemáticas das 24 Horas de Le Mans.

Depois conta com vários elementos visuais inspirados no A480 — como a «barbatana» em carbono —, o protótipo LMP2 com que a Alpine está a participar na edição deste ano da corrida.

A NÃO PERDER: O Renault 5 Turbo renasceu? Já vimos o novo Alpine A290

A juntar a isso, destaca-se ainda a linha dupla de azul (aplicada no capô, tejadilho e spoiler traseiro), bem como o rebordo azul aplicado nas jantes de carbono.

Alpine A110 R Le Mans perfil
© Alpine

Nas laterais, junto dos guarda-lamas dianteiros, encontramos ainda a assinatura oficial das 24 Horas de Le Mans. Este elemento também surge nas soleiras das portas e nos apoios de cabeça em microfibra dos bancos Sabelt Track em fibra de carbono.

Por fim, o A110 R Le Mans ostenta uma placa numerada da fábrica de Dieppe, com a assinatura oficial “24H Le Mans”, para distinguir os 100 exemplares desta icónica versão do A110 R.

E o motor?

Quanto ao motor, não há alterações a registar. A edição “Le Mans” continua a recorrer ao motor 1.8 Turbo de quatro cilindros com 300 cv e 340 Nm, associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Naturalmente, não existem diferenças ao nível das performances. A aceleração dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima continuam fixados nos 3,9s e 285 km/h, respetivamente.

Sobre o comportamento dinâmico do A110 R Le Mans, importa dizer que está equipado com um “taco” Road & Track, uma inovação patenteada pela Alpine, que rebaixa e endurece o carro em 5% para uma maior estabilidade em circuito. Além disso, a suspensão conta ainda com uma afinação específica.

Alpine A110 R Le Mans TRASEIRA
© Alpine

Uma experiência única em Le Mans

Se dúvidas houvesse acerca da exclusividade do A110 R Le Mans, então importa dizer que os futuros proprietários deste modelo vão poder dar uma volta ao circuito das 24 Horas de Le Mans, na manhã do início da corrida de 2024. E vão ainda ter acesso exclusivo às instalações da Alpine Elf Endurance, cujo hipercarro para o próximo ano acaba de ser antecipado, sob a forma de um protótipo.

LEIAM TAMBÉM: Alpine A110 S. Aos comandos de um dos melhores desportivos da atualidade

Denominado A424_β, este protótipo já nos dá um vislumbre daquilo que será o hipercarro com que a Alpine vai competir na categoria LMDh do Campeonato do Mundo de Resistência a partir de 2024.

Um protótipo que respeita a tradição na marca francesa na resistência e isso começa logo no nome.

Ora vejamos: o número “4” tem identificado os protótipos de resistência da Alpine desde sempre; o “24” evoca as 24 Horas de Le Mans, e a letra grega β (beta) designa a última etapa antes do lançamento da versão final, que só vamos ficar a conhecer no próximo ano.