Notícias O dia em que a Volkswagen tentou comprar a mítica Alfa Romeo

Indústria

O dia em que a Volkswagen tentou comprar a mítica Alfa Romeo

A "pedido" de Ferdinand Piëch, em 2018 a Volkswagen contactou a FCA, então detentora da Alfa Romeo, para tentar comprar a marca italiana.

Alfa Romeo Giulia

Recordam-se de há uns tempos Carlos Tavares, o CEO da Stellantis ter afirmado que “no passado, muitos construtores tentaram comprar a Alfa Romeo”? Pois bem, ao que parece a afirmação não era só bluff do executivo português para ajudar a “valorizar” a marca transalpina.

Segundo avançam os britânicos da Autocar, em 2018 a Volkswagen contactou a FCA, então a detentora da Alfa Romeo, para tentar comprar a marca de Milão, tendo o contacto sido feito “a pedido de Ferdinand Piëch“.

Apesar de em 2018 Piëch já não estar diretamente envolvido neste tipo de decisões, este continuava determinado a juntar a Alfa Romeo ao portefólio de marcas do Grupo Volkswagen. Essa determinação viu-se renovada quando a empresa de investimentos ADW Capital Management, há muito acionista da FCA, sugeriu que a Alfa Romeo podia estar na base de um spin off como aconteceu com a Ferrari.

A NÃO PERDER: Indústria automóvel. Quem é dono de quem?
Prof. Dr. Ferdinand Piëch (*1937; † 2019)
Ferdinand Piëch sempre gostou da Alfa Romeo, e por isso a Volkswagen tentou… comprá-la. picture alliance / dpa

A tentativa de aquisição terá sido feita em junho de 2018 por Herbert Diess que considerava o seu “dever” dar continuidade ao pedido do icónico líder do Grupo Volkswagen. Do outro lado estava o então CEO da FCA, Mike Manley, que quando questionado se a Alfa Romeo estaria à venda respondeu simplesmente que não.

Um “namoro” antigo

A revelação de que a Volkswagen contactou a FCA para inquirir acerca da possibilidade de comprar a Alfa Romeo é só mais um “capítulo” num “namoro” entre o gigante alemão (e particularmente Ferdinand Piëch) e a marca de Milão.

Não é segredo nenhum que Piëch sempre teve um “fraquinho” pela Alfa Romeo. A maior prova disso ocorreu em 2011 quando o executivo alemão sugeriu, em pleno Salão de Genebra, que a Alfa Romeo poderia “florescer” dentro do Grupo Volkswagen.

Alfa Romeo 4C
O sucessor do 4C podia hoje partilhar a mecânica com o 718 Cayman caso a compra tivesse ocorrido.
LEIAM TAMBÉM: Os futuros Alfa Romeo, DS e Lancia vão ser desenvolvidos em conjunto

À data Ferdinand Piëch foi ainda mais longe, revelando que a Alfa Romeo poderia operar sob o controlo da Porsche. Se bem se recordam, esta é uma prática corrente dentro do grupo alemão, com a Bentley, a Lamborghini e a Ducati a estarem sob a “batuta” da Audi.

Fonte: Autocar.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Alfa Romeo 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?