Notícias 9 Hot Hatch batalham em circuito. Qual o mais rápido?

Vídeos

9 Hot Hatch batalham em circuito. Qual o mais rápido?

Nada como um circuito para separar as crianças dos adultos. Em confronto estão nove hot hatch, todos eles levados ao limite no circuito de Hockenheim.

hot hatch
© Sport Auto

Drag races (provas de arranque) costumam dar um bom entretenimento, mas para averiguar todo o potencial de performance e dinâmico de qualquer veículo, nada como colocar umas curvas pelo caminho. Foi precisamente o que os nossos colegas da publicação alemã Sport Auto fizeram, levando ao circuito de Fórmula 1 de Hockenheim (Alemanha), nove hot hatch.

A variedade de propostas ainda é grande, e por isso, nem todos são diretamente comparáveis entre si, o que justifica a razão pela qual a publicação alemã separou os nove hot hatch em vários grupos.

No primeiro temos o MINI JCW (John Cooper Works) contra a estrela do momento, o Toyota GR Yaris. Mesmo os autores do duelo indicam que o MINI JCW não é o rival ideal para o GR Yaris — o JCW GP seria mais indicado.

VÊ TAMBÉM: Conseguirá o MINI JCW GP vencer o Toyota GR Yaris a chover?

O GR Yaris vem “armado até aos dentes”: o seu 1.6 l tricilíndrico turbo debita 261 cv e a tração é às quatro rodas via uma caixa manual de seis velocidades. O MINI JCW apesar do motor de 2,0 l e quatro cilindros, fica-se pelos 231 cv, com a tração a ser apenas às rodas dianteiras, via também uma caixa manual de seis velocidades.

O pocket rocket japonês vem com Michelin Pilot Sport 4S, enquanto o pocket-rocket britânico traz Pirelli P Zero. O resultado final é o previsível, mas atentem no tempo do GR Yaris, que fará corar alguns dos outros maiores e mais potentes hot hatch presentes.

VÊ TAMBÉM: Toyota GR Yaris enfrenta Honda Civic Type R numa «drag race» à chuva

No segundo grupo, há um superior equilíbrio entre os concorrentes. São eles o Ford Focus ST, o Volkswagen Golf GTI e o Hyundai i30 N Performance. Todos eles de tração dianteira, todos eles com blocos de quatro cilindros em linha com turbo — 2,0 l para o Golf GTI e i30 N, e 2,3 l para o Focus ST —, e todos eles com caixa manual de seis velocidades.

O Golf GTI é o menos potente, com 245 cv, o i30 N Performance adiciona 30 cv, totalizando 275 cv, com o Focus ST a encimar o trio com 280 cv. A borracha escolhida também difere entre os três: Bridgestone Potenza S005 para o Golf GTI, Pirelli P Zero para o i30 N e Michelin Pilot Sport 4S para o Focus ST.

Mesmo com um défice de potência, não convém descurar a eficácia dinâmica do Golf GTI, recentemente chegado ao nosso mercado e também já testado por nós. Os tempos conseguidos assim o demonstram.

VÊ TAMBÉM: Quanto vale um segundo? Conduzimos o Volkswagen Golf R, o Golf mais potente de sempre

Subindo mais um patamar na “corrida ao armamento”, temos um duo, os germânicos Audi S3 e Mercedes-AMG A 35. As especificações técnicas dos dois parecem tiradas a papel químico. Ambos contam com motores turbo, de quatro cilindros com 2,0 l de capacidade, ambos têm tração às quatro rodas e ambos recorrem a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades. A vantagem do S3 sobre o A 35 são magros quatro cavalos de potência: 310 cv contra 306 cv.

O contacto com o asfalto faz-se com pneus Bridgestone Potenza S005 no caso do Audi S3 e Michelin Pilot Sport 4S no caso do A 35. Façam as vossas apostas:

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ testado. O senhor eficácia

Por fim, encontramos outro duo, talvez o mais antecipado: Honda Civic Type R e Volkswagen Golf GTI Clubsport. O Civic Type R (2020) tem sido o rei dos hot hatch, sendo o mais potente deles com tração dianteira, com 320 cv, e também um dos mais eficazes dinamicamente. O Golf GTI Clubsport é um GTI “vitaminado”, com 300 cv de potência e um chassis otimizado, contando com suspensão adaptativa, por exemplo.

Ambos recorrem a um motor turbo com 2,0 l de capacidade, ambos têm apenas tração dianteira, mas recorrem a transmissões distintas: o Civic Type R (Continental SportContact 6) faz uso de uma caixa manual de seis velocidades, enquanto o Golf GTI (Bridgestone Potenza S005) faz uso da DSG (dupla embraiagem) de sete velocidades — mais eficaz e rápida, diz a Volkswagen. Será o suficiente para anular os 20 cv de diferença contra o rival japonês?

VÊ TAMBÉM: Novo Honda Civic Type R continuará a ser puramente a combustão

Voltas feitas e, sem surpresas, foram os últimos dois hot hatch, o Honda Civic Type R e o Volkswagen Golf GTI Clubsport os mais rápidos — os mais “focados” entre todos, à exceção de um pocket rocket japonês de seu nome GR Yaris. Ficaram separados por uma só décima de segundo, com vantagem para o… Golf GTI Clubsport!

Surpresa foi constatar que o modelo que os seguiu e encerrou o pódio foi o pequeno monstro Toyota GR Yaris, sendo mais rápido até que os outros hot hatch de tração às quatro rodas (Audi S3 e Mercedes-AMG A 35), prova que este especial de homologação não está para brincadeiras, apesar ser danado para a brincadeira.

Todos os tempos conseguidos por estes nove hot hatch:

Modelo Tempo
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2min02,7s
Honda Civic Type R 2min02,8s
Toyota GR Yaris 2min03,8s
Ford Focus ST 2min04,8s
Audi S3 2min05,2s
Mercedes-AMG A 35 2min05,2s
Volkswagen Golf GTI 2min05,6s
Hyundai i30 N Performance 2min06,1s
MINI JCW 2min09,6s