Notícias Toyota GR Yaris enfrenta Honda Civic Type R numa «drag race» à chuva

Drag Races

Toyota GR Yaris enfrenta Honda Civic Type R numa «drag race» à chuva

O Toyota GR Yaris não é rival do Honda Civic Type R, mas porque não colocar frente a frente dois dos mais emocionantes automóveis atualmente no mercado?

Honda Civic Type R vs Toyota GR Yaris

O Toyota GR Yaris só chega a Portugal no início de 2021 e o tempo de espera para colocarmos as mãos nessa criatura demoníaca não parece passar mais rápido quando nos pomos a ver vídeos como este. Na melhor tradição dos especiais de homologação, o GR Yaris é um bálsamo no meio de tantos SUV e de toda a discussão à volta das emissões e eletrificação.

Pode não fazer muito sentido compará-lo com o Honda Civic Type R, o ainda rei dos hot hatch “tudo à frente”, mas dá azo a uma corrida… interessante, como verão. O Civic Type R não só continua a ser o mais potente dos “tudo à frente” como também um dos, senão o mais eficaz a passar toda a força do seu 2,0 l tetra-cilíndrico apenas às rodas dianteiras, graças, em parte ao seu diferencial autoblocante.

Tem praticamente mais 60 cv que o seu rival de ocasião, praticamente mais 400 cm3 e mais um cilindro que o GR Yaris. Este responde com dois eixos motrizes, ambos com diferenciais autoblocantes, característica que pode ser fundamental nesta drag race em particular, pois como dá para ver, chove “cães e gatos”, com o piso a estar sempre muito molhado.

VÊ TAMBÉM: Toyota GR Yaris no Nürburgring estabelece tempo Brigde-to-Gantry

Há ainda 100 kg a separar os dois — provavelmente será menos, já que o valor do Civic Type R corresponde ao do modelo de 2017, e com as revisões operadas em 2020, ficou um pouco mais leve —, com vantagem para o mais pequeno deles. E, por fim, ambos vêm equipados com caixas manuais de seis velocidades.

Será que o GR Yaris, com os seus dois eixos motrizes, consegue surpreender o dominador Civic Type R por causa das condições meteorológicas adversas?