Notícias O Citroën CX detém (provavelmente) um recorde mundial que poucos conhecem

Arranque a Frio

O Citroën CX detém (provavelmente) um recorde mundial que poucos conhecem

O Citroën CX Familiale, a carrinha do CX, destacava-se em muitos aspetos, mas este deve ser o mais peculiar. Conseguem adivinhar o que será?

Citroën CX Familiale, frente 3/4

Sucessor do lendário DS, o Citroën CX foi lançado em 1974 e durante os 17 anos em que foi comercializado, viu ser produzidas mais de 1,1 milhões de unidades.

É um número de respeito, que se devia, entre outras coisas, ao design aerodinâmico e futurista e ao conforto supremo, graças à suspensão hidropneumática.

Além destas qualidades que elevaram o CX à imortalidade automóvel, há outra mais peculiar: as suas palas de sol. Não por serem particularmente estilizadas ou inéditas, mas sim pela quantidade.

A NÃO PERDER: Não estão a ver mal. A Citroën DS/ID Break tinha duas chapas de matrícula atrás
Citroën CX Familiale
Citroën CX Familiale.

Sim, isso mesmo. A carrinha do Citroën CX, chamada de Familiale, detém, provavelmente, o recorde do mundo para o número de palas de sol dentro de um automóvel: seis, duas por cada uma das três filas de bancos (até oito lugares).

A maioria dos automóveis tem apenas duas palas de sol, uma para o condutor e outra para o passageiro ao seu lado. Não temos conhecimento de haver outro modelo com tantas palas como o CX — se conhecerem, digam que modelo é esse nos comentários.

Citroën CX Familiale palas
Os retângulos azuis mostram as localizações das seis palas de sol do Citroën CX Familiale.

Com exceção (óbvia) do vidro traseiro, todos os vidros do Citroën CX Familiale podiam ser parcialmente tapados por uma pequena pala, para impedir que os ocupantes fossem importunados por um raio de sol mais forte. Genial, não?

Fonte: The Autopian


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebem o vosso café ou ganham coragem para começar o dia, fiquem a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Citroën AX foi o Carro do Ano em Portugal em…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal