Notícias Não estão a ver mal. A Citroën DS/ID Break tinha duas chapas de matrícula atrás

Arranque a Frio

Não estão a ver mal. A Citroën DS/ID Break tinha duas chapas de matrícula atrás

Lançada em 1958, a Citroën ID Break trazia duas chapas de matrícula traseiras, uma aparente excentricidade, mas que fazia todo o sentido.

Citroën DS20 Break

Um dos detalhes mais intrigantes da Citroën ID Break (e também DS Break) é a presença de duas chapas de matrícula atrás, com uma na posição vertical expectável e outra imediatamente abaixo, mas num plano horizontal.

Claro que há uma razão perfeitamente justificável para isto, não se tratando de nenhuma excentricidade francesa.

Podemos reparar que o portão traseiro da ID Break divide-se em duas partes. A parte inferior integra as duas chapas de matrícula e abre para baixo, permitindo transportar objetos mais compridos.

VEJAM TAMBÉM: Mais de 300 km/h num Citroën SM? Este consegue e é o mais rápido do mundo
Citroën DS20 Break
Aqui, como ambulância, e as duas chapas de matrícula perfeitamente visíveis.

Caso tivesse apenas uma chapa de matrícula, esta deixaria de estar visível com a parte inferior aberta. O que poderia criar problemas com as autoridades, com o código da estrada a obrigar a chapa de matrícula estar sempre visível quando o veículo circula na via pública.

Fica fácil, assim, descobrir a razão de ser das duas chapas de matrícula na ID Break.

Estando num plano horizontal, quando a parte inferior do portão está aberta, a segunda chapa de matrícula passa a estar num plano vertical, tornando-a visível.

Mais tarde a Citroën criou uma solução mais eficaz, com o suporte da chapa de matrícula traseira a ter uma dobradiça que altera a sua posição, deixando-a sempre visível.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.