Notícias “Netflix dos automóveis”. Pagar uma subscrição em vez de comprar é o futuro?

Web Summit 2022

“Netflix dos automóveis”. Pagar uma subscrição em vez de comprar é o futuro?

A Razão Automóvel volta a estar na Web Summit 2022 e vai moderar um painel sobre o mercado das soluções de mobilidade.

Para quem comprar automóvel não é uma opção, uma das soluções pode passar por um serviço de subscrição, algo que junto dos clientes particulares e empresas ganha cada vez mais adeptos. Pagar uma renda com tudo incluído, desde seguros e impostos, parece ser do agrado de muitos.

Estes modelos de subscrição de soluções de mobilidade, fornecidos por empresas que são uma espécie de “Netflix dos automóveis”, têm vindo a crescer e a adaptar-se. Têm aparecido novos formatos que podem ir desde uma utilização mensal, anual e até combinada com diferentes produtos, desde veículos e serviços associados.

Mas num mercado onde há cada vez mais opções para quem procura um automóvel, como é que estas empresas se conseguem evidenciar?

LEIAM TAMBÉM: Mobilize Duo. Sucessor do Twizy traz portas de série e anuncia 140 km de autonomia

Web Summit palco principal
“Innovating in increasingly fragmented markets” (Inovar em mercados cada vez mais fragmentados) será o mote de uma conversa informal com Clotilde Delbos (CEO da Renault Mobilize) e Maximilian Wühr (cofundador da FINN), que vão partilhar a sua experiência enquanto líderes de empresas que oferecem soluções de mobilidade assentes em modelos de subscrição. Um painel moderado por Diogo Teixeira, cofundador e publisher da Razão Automóvel.

Usar, recondicionar e reciclar

A Mobilize nasceu em 2021, para ser uma das quatro marcas do Grupo Renault, inaugurando uma nova área de negócio. Engloba vários serviços, desde a subscrição de automóveis e veículos da marca Mobilize, como também integrou o RCI Banque na sua estrutura para oferecer soluções de financiamento através da Mobilize Financial Services.

Mobilize Limo
O Mobilize Limo foi o primeiro da nova marca de mobilidade da Renault e destina-se ao mercado dos TVDE.

Mas a Mobilize considera os seus veículos “Power Banks com rodas”. O Duo e o Bento, são veículos destinados a uma utilização urbana, cuja propriedade em momento algum poderá ser transferida para o utilizador.

No final do contrato de subscrição, estes veículos são levados para Flins, para a fábrica da Renault, onde são totalmente recondicionados e colocados novamente no mercado de subscrição.

As baterias também têm um destino. Caso seja necessária a sua substituição, são reutilizadas para armazenar energia e alimentar a fábrica da Renault em Flins.

O mesmo acontece com o Limo, a berlina 100% elétrica da Mobilize destinada ao mercado dos TVDE, que no final do contrato será reciclado e as baterias aproveitadas para outro propósito.

Subscrever um automóvel em minutos

A FINN, fundada em 2019, é a maior plataforma de subscrição de automóveis na Alemanha e já está a operar no mercado norte-americano. Oferece serviços com tudo incluído para libertar os utilizadores das preocupações relacionadas com a propriedade do automóvel.

No website da FlNN é possível escolher a cor, duração do contrato e o número e quilómetros mensais. O utilizador define a forma de pagamento e realiza a encomenda.

Diogo Teixeira na Web Summit
Diogo Teixeira, cofundador e publisher da Razão Automóvel, é um dos moderadores convidados do palco Auto / Tech & Talkrobot Razão Automóvel

“Existem cada vez mais opções para aqueles que querem uma solução que os permita ir do ponto A para o ponto B. Como é que é possível entrar neste mercado e não ser um pequeno player? Como é que estas empresas se conseguem diferenciar? Passar de um modelo de propriedade para um de subscrição vai também mudar de forma profunda a relação que os condutores têm com os automóveis, mas também com as marcas. Ter sido convidado pela Web Summit para moderar este painel, no palco dedicado ao setor automóvel, é algo que me entusiasma imenso.”

Diogo Teixeira, publisher da Razão Automóvel

Esta conferência terá lugar na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, às 11h25 no palco Auto / Tech & TalkRobot da Web Summit. Com mais de 70 mil participantes confirmados, é a maior edição de sempre da conferência anual de tecnologia.