Notícias Porsche 911 subiu o vulcão mais alto do mundo. Tudo o que mudou para isto ser possível

Aventura

Porsche 911 subiu o vulcão mais alto do mundo. Tudo o que mudou para isto ser possível

Dois Porsche 911 conseguiram subir o vulcão Ojos del Salado (Chile), o mais alto do mundo. Será uma antevisão do 911 aventureiro que vem aí?

Enquanto a versão mais aventureira do Porsche 911 não vê a luz do dia, a marca de Estugarda testou duas variantes muito radicais do seu desportivo.

Liderada pelo piloto Romain Dumas — vencedor das 24 Horas de Le Mans e recordista em Pikes Peak — a equipa responsável por este desafio tinha um objetivo «simples»: subir o vulcão Ojos del Salado no Chile — o mais alto do mundo, com 6893 m — até não ser possível subir mais.

O limite surgiu aos 6007 m, quando a neve (e a inclinação) tornaram impossível a progressão destes dois Porsche 911, que mais parecem prontos para uma aparição na saga Mad Max.

A NÃO PERDER: Volkswagen Sharan RS. MPV com «genes» Porsche que não chegou a acontecer
Porsche 911 vista traseira 3/4

Acerca desta aventura, Romain Dumas afirmou: “Acho que as únicas máquinas em qualquer lugar do mundo a maior altitude que os 911 eram os aviões!”.

O que mudou nestes “super-911”?

Na base destes dois «super-911» encontramos um 911 Carrera 4S. Por isso, o motor usado foi o flat-six de 3,0 l com 450 cv e 530 Nm associado a uma caixa manual de sete relações, ou seja, precisamente a mecânica oferecida de série pelo desportivo alemão.

Apesar do recurso a uma mecânica de série, estes 911 foram alvo de profundas alterações. Para começar, em nome da segurança receberam uma roll cage, bancos em fibra de carbono e cintos de competição.

Também deixaram de estar «colados ao asfalto»: a distância ao solo é de vastos 350 mm, só possível porque estes 911 foram equipados com eixos pórticos.

A juntar a isto temos ainda uma caixa manual com relações mais curtas e uma proteção da parte inferior da carroçaria em fibra Aramid. O objetivo? Permitir aos 911 «deslizar» por cima das rochas.

Oura das novidades do «arsenal» destes dois Porsche 911 é o sistema “Porsche Warp-Connecter”. Projetado originalmente para ser usado na competição, este sistema cria uma ligação mecânica entre as quatro rodas que permite uma carga constante sobre cada roda, mesmo quando em situações de articulação extrema, garantindo o máximo de tração possível.

A juntar a tudo estes dois Porsche 911 contam ainda com a «ajuda« de bloqueios dos diferenciais, um guincho e ainda um sistema de refrigeração reforçado.

Sem quaisquer planos para produzir estes 911, a Porsche afirma que estes projetos são vitais para a marca, dando como exemplo um outro projeto que nasceu por mera curiosidade: o primeiro 911 com tração integral.

Agora resta saber se estes dois protótipos «prevêem» alguns detalhes da futura versão aventureira do Porsche 911 cujas fotos-espia já vimos por diversas vezes.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China