Clássicos O que escondem as assustadoras e fantásticas máquinas de Mad Max Fury Road

Cinema

O que escondem as assustadoras e fantásticas máquinas de Mad Max Fury Road

Vestidas para a ocasião é o que podemos dizer sobre as máquinas fantásticas de Mad Max Fury Road. O que escondem por baixo das suas assustadoras vestes?

Mad MAx War Rig

No universo Mad Max, as máquinas customizadas, transformadas e torturadas que por lá vemos acabam por ser personagens tão importantes como os atores de carne e osso.

Afinal, o que seria dos dois primeiros filmes da saga se Max Rockatansky (personagem principal interpretado por Mel Gibson) não tivesse como companheiro de armas o Interceptor V8, “The Last of the V8’s”, um agressivamente modificado Ford Falcon XB GT coupé de 1973.

No mais recente filme da saga, Mad Max Fury Road (2015) o protagonista deixou de ser o Interceptor — nem sequer é Max Rockatansky (interpretado por Tom Hardy). A Imperator Furiosa “roubou-lhe” esse papel — uma discussão que terá de ficar para outra ocasião.

No seu lugar surgem verdadeiros pesos pesados com o destaque a estar, sobretudo, no War Rig, o camião e veículo de fuga de Furiosa. Mas os palco não pertence apenas ao War Rig. Há mais motivos de interesse.

VÊ TAMBÉM: Velocidade Furiosa. Sabias que os Honda S2000 nos dois primeiros filmes da saga eram o mesmo carro?

É altura de revisitar os principais protagonistas do filme «sobre rodas», que por baixo dos seus “fatos de Halloween” revelam máquinas bem mais modestas e menos… ameaçadoras.

War Rig

Mad Max War Rig
Jasin Boland

A viatura da Imperator Furiosa (interpretada por Charlize Theron) resulta da fusão de um Tatra T815 (camião checo de tração integral) com a carroçaria de um Chevrolet Fleetmaster (1947-48).

A cabina do Tatra foi reposicionada atrás do motor e unida à carroçaria do Chevy. O War Rig tem atrelado a si um tanque principal, que também serve de plataforma para ataques, composta pela carroçaria de dois outros modelos — a de trás é de um Carocha. Atrelado ao reboque ainda temos um depósito esférico de combustível.

Mad Max War Rig

Foram construídos três War Rig funcionais para o filme (mais um estático), mas só um deles vinha equipado com dois motores, garantindo a força necessária para enfrentar os terrenos mais difíceis que vemos no filme. Comum a todos eles era um V8 “de série” da Tatra, refrigerado a ar, com cerca de 280 cv. O War Rig bi-motor adicionava um motor com cerca de 500 cv, também da Tatra, usado em competição e comprado em segunda mão.

VÊ TAMBÉM: Que carro escolhias para ser o KITT no novo filme de “O Justiceiro”?

Gigahorse

Mad Max Gigahorse

O antagonista do filme, o veículo do Immortan Joe, parece um monstro mecânico saído das mãos de um qualquer Dr. Frankenstein. Com um chassis construído de raíz, pneus de trator (70″ de diâmetro atrás), o único traço de familiaridade na criatura surge da sua carroçaria, composta por dois Cadillac Coupe de Ville (1959), assentes um sobre o outro. O Cadillac que está em baixo teve, no entanto, de ser alargado, para que o de cima pudesse encaixar.

Mad Max Gigahorse

A sua aparência encontra réplica na sua mecânica: dois V8 Chevrolet 502Cid sobrealimentados com compressores, resultando em aproximadamente 1200 cv de potência. Ambos estão unidos a uma caixa de velocidades customizada.

VÊ TAMBÉM: Carros de Burt Reynolds vão a leilão. E nem falta o Firebird Trans Am…

The People Eater Limousine

Mad Max The People Eater

Outro peso pesado, o veículo líder da Gas Town, começou por ser um AM General M814 Cargo Truck, um veículo militar de carga. Para o filme, a sua cabina foi removida e no seu lugar encontramos a carroçaria de um Mercedes-Benz W123 limusine (carroçaria longa de seis lugares) — um dos antecessores do Classe E. É possível observar ainda, por baixo da frente do W123, uma grelha de um Daimler Majestic (1958-1962).

A mover esta besta encontramos um motor Diesel oriundo de um veículo militar, um Cummins NHC250. Ou seja, um enorme bloco de seis cilindros em linha com 14 l de capacidade que desenvolve 245 cv a umas modestas 2100 rpm e 929 Nm às 1500 rpm.

VÊ TAMBÉM: Que o terror possa continuar. Christine vai a leilão

Doof Wagon

Mad Max Doof Wagon

Entre as máquinas que vimos no Mad Max, a Doof Wagon é definitivamente a mais fantástica e original. É definida pela Warner Brothers como um “sonic carmageddon” (um armagedão automóvel sónico) e assim parece ser. Temos uma parede de altifalantes — 60 no total da Marshall —, e condutas de ar e caixas de ressonância para magnificar o som dos instrumentos de percussão. Vem ainda com um espetacular palco móvel. O objetivo desta máquina? Moralizar as tropas.

Mad Max Doof Wagon

A base desta criatura rolante é um MAN Kat I A1 8×8, um enorme e pesado veículo usado por várias forças militares, que serve também como plataforma de lançamento para os mísseis Patriot e Roland. A motorizá-lo temos um motor Diesel V8 da Deutz, turbocomprimido, intercooler e 360 cv.

VÊ TAMBÉM: Lembras-te do Volkswagen Jetta do filme “The Fast and the Furious”? Está à venda…

Peace Maker

Mad Max The PeaceMaker

Saindo dos camiões, encontramos entre as máquinas de Mad Max Fury Road o Peace Maker do The Bullet Farmer. Partindo de um Ripsaw EV1 (Extreme Vehicle) da Howe & Howe Technologies — um rápido veículo assente sobre lagartas, capaz de superar os 100 km/h —  foi totalmente transformado, acabando a ser equipado com um V8 da Chevrolet.

Foi o mais problemático e perigoso (no desenvolvimento e no manuseio) dos veículos construídos para o filme e acabou por ser, no final, destruído na Namíbia.

Mad Max The PeaceMaker

A encimar o seu chassis estava a carroçaria de um Chrysler Valiant Charger da década de 70, que sofreu várias adaptações e transformações para melhor encaixar sobre a base.

VÊ TAMBÉM: Velocidade Furiosa. Dodge Charger 1969 de Dominic Toretto era FALSO

O carro do Nux

Mad Max Nux Car

Nux (interpretado por Nicholas Hoult) é um dos War Boys neste universo Mad Max e tem como veículo este bastante modificado Chevrolet Coupe de cinco janelas, de 1934. Simplesmente conhecido como o “carro de Nux”, ganhou protagonismo por também levar como “ornamento” o próprio Max como “saco de sangue”.

O Chevy Coupe recebeu um V8 350 (polegadas cúbicas, o equivalente a 5,7 l) e está equipado com dois turbocompressores e um compressor — infelizmente, não eram funcionais, eram só para show-off no filme. Mas os exuberantes escapes são reais. Está ainda equipado com pneus Cooper para todo o terreno.

VÊ TAMBÉM: Velocidade Furiosa (2001). Afinal, quem ganhou esta corrida?

Big Foot

Mad Max Big Foot

O Big Foot é o carro de um dos filhos de Immortan Joe, Rictus. Como qualquer monster truck, o Big Foot usado em Mad Max Fury Road usa um chassis criado de raíz para o efeito ao que foi adicionado a carroçaria de uma Dodge Fargo de 1940. Foram construídas duas unidades para o filme, com uma delas equipada com um Chevrolet V8 572 “Big Block” (9,4 l), que permitia ao Big Foot atingir 120 km/h.