Notícias Porsche 911 Dakar. Tudo sobre o 911 todo o terreno

Salão de Los Angeles 2022

Porsche 911 Dakar. Tudo sobre o 911 todo o terreno

O Porsche 911 Dakar é uma das derivações mais radicais e versáteis de sempre do 911, mas a produção será limitada.

© Porsche

O 911 já era um dos desportivos mais eficazes do mundo. Agora, com a chegada do Porsche 911 Dakar tornou-se num dos mais versáteis.

Limitado a 2500 unidades, o 911 Dakar evoca a primeira vitória da Porsche no Rali Dakar e, a julgar pelos detalhes técnicos divulgados, quase que podia repetir a façanha.

Comecemos pelo motor, um flat-six biturbo com 3,0 l que debita 480 cv (353 kW) e 570 Nm e está associado a uma transmissão PDK (dupla embraiagem) de oito relações e tração integral.

A NÃO PERDER: Porsche 911 subiu o vulcão mais alto do mundo. Tudo o que mudou para isto ser possível
Porsche 911 Dakar vista traseira 3/4

O 911 Dakar é capaz de cumprir os 0-100 km/h em 3,5s e vê a velocidade máxima limitada… aos 240 km/h — o 911 menos veloz desde a década de 80. Os «culpados»? Os pneus todo o terreno.

Quanto ao peso, fixa-se nos 1605 kg, ou seja, 10 kg acima do valor que o 911 Carrera 4 GTS com caixa PDK «acusa» na balança.

O 911 mais «alto» de todos

Se a mecânica do 911 Dakar é partilhada com outros 911, o mesmo não se pode dizer acerca da suspensão que é 50 mm mais alta que a do 911 Carrera.

Se ainda assim essa altura ao solo não for suficiente, o 911 Dakar pode ficar ainda 30 mm mais alto graças a um sistema de elevação de chassis.

O modo mais alto da suspensão não foi pensado apenas para «atacar» obstáculos a baixa velocidade. É uma parte integrante de uma nova afinação e pode estar ativo até aos 170 km/h. A partir dessa velocidade a suspensão regressa à altura «normal».

Ainda no «arsenal» do Porsche 911 Dakar encontramos o eixo traseiro direcional e os apoios de motor do 911 GT3. Contudo, são os dois novos modos de condução que merecem maior destaque.

O modo “Rallye” foi desenvolvido para quando o 911 Dakar enfrenta superfícies soltas e irregulares e dá prioridade ao envio do binário para as rodas traseiras.

Já o modo “Offroad” foi pensado para circular em pisos como areia, maximizando a tração e ativando automaticamente o sistema de elevação do chassis.

Ambos os modos de condução integram o novo sistema “Rallye Launch Control”; este foi pensado para melhorar os arranques em superfícies soltas.

Ligado ao passado e pronto para (quase) tudo

Como referimos, o 911 Dakar é uma homenagem ao 953 que venceu o Rali Dakar em 1984. Para reforçar essa ligação a Porsche disponibiliza o Pacote Rallye Design ,que recupera as cores dos 953 patrocinados pela Rothmans, apresenta um número entre 0 e 999 nas portas e tem acabamentos em couro e Race-Tex no interior.

Para garantir que o 911 Dakar está pronto para o fora de estrada a marca de Estugarda equipou-o ainda com ganchos de reboque, extensões das cavas de roda e proteções em aço inoxidável na zona inferior dos para-choques dianteiro, traseiro e nas saias laterais. A entradas de ar também foram redesenhadas e receberam uma grelha de proteção em aço.

Há ainda a destacar a tomada de 12 V no tejadilho para ligar luzes auxiliares e a possibilidade de equipar o 911 Dakar com uma grade de tejadilho para transportar desde jerricans até pás ou pranchas de resgate.

A NÃO PERDER: Rover Streetwise. O primeiro «vestido» com plásticos para cativar

Quanto custa e quando chega?

O 911 Dakar vai estar limitado a 2500 unidades e ainda não sabemos quantas dessas unidades se destinam ao mercado nacional.

Contudo, o 911 Dakar já está disponível para encomenda em Portugal e o seu preço começa nos 264 041euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China