Notícias Porsche 911 Dakar já mostra o que vale fora do asfalto

Antevisão

Porsche 911 Dakar já mostra o que vale fora do asfalto

Com revelação final marcada para 16 de novembro, o Porsche 911 Dakar marca o regresso dos 911 mais aventureiros.

Agora é oficial: o 911 mais aventureiro vai mesmo chamar-se Porsche 911 Dakar. Antecipado por fotos-espia, agora o 911 Dakar surgiu num conjunto de fotos oficiais da marca alemã antes da sua revelação a 16 de novembro no Salão de Los Angeles.

As imagens reveladas pela marca de Estugarda são ainda dos protótipos de testes, mas dão-nos um vislumbre do processo de desenvolvimento do 911 Dakar e, acima de tudo, das suas capacidades.

Desde enfrentar dunas até dar saltos dignos do WRC, o 911 Dakar parece ser capaz de enfrentar as mais diversas adversidades em todo o terreno, fazendo justiça à sua denominação. Por falar nela, esta não é mais que uma homenagem à primeira vitória da Porsche no rali Paris-Dakar em 1984.

A NÃO PERDER: A misteriosa mudança «todo o terreno» do Porsche 959
Porsche 911 Dakar fora de estrada vista traseira
Imagens como esta não deixam dúvidas, o 911 Dakar vai bem mais longe que os restantes.

Uma questão de tradição

Se é verdade que pode parecer estranho ver um Porsche 911 numa estrada de terra batida, não é menos verdade que a capacidade de evasão está inscrita no «ADN» do desportivo alemão.

Usado em ralis nas décadas de 60 e 70, o 911 era presença habitual não só em provas de asfalto como de terra, entre as quais ralis tão exigentes como o Rali Safari.

Aliás, o Porsche 953 com que a marca alemã venceu o Dakar em 1984 não era mais que um 911 SC adaptado e equipado com tração integral.

Agora, mais de 30 anos depois de termos visto um 911 pela última vez a andar fora de estrada, o ícone da Porsche vai contar com uma versão mais aventureira.

Para já a Porsche não revelou quaisquer detalhes acerca do 911 Dakar. Mas do que vemos, além da suspensão de maior curso e distância ao solo acrescida este deverá apresentar-se sempre com tração integral. Quanto aos motores, deverá partilhá-los com os restantes 911.

Testado e aprovado

No total o Porsche 911 Dakar completou mais de 10 mil quilómetros de testes em todo o terreno que o levaram a enfrentar desde desertos a lagos gelados, tendo impressionado todos os que o conduziram.

Por exemplo, após conduzir o 911 Dakar na pista todo o terreno de Château de Lastours, Romain Dumas, piloto francês e também piloto de testes na Porsche, ficou surpreendido pelo desempenho fora de estrada do 911 Dakar, afirmando: “Eu sabia o que um 911 era capaz de fazer em estrada (…) mas fiquei absolutamente estupefacto com o bom desempenho”.

Porsche 911 Dakar numa duna
Não se trata de uma montagem, é mesmo um 911 numa duna.

Já Walter Röhrl pilotou o 911 Dakar nos lagos gelados da Suécia e acabou a afirmar que “o veículo é incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este veículo antes de ele próprio o conduzir”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater