Notícias Sem asa traseira. Os segredos do 9X8, o Hypercar da Peugeot

Vídeos

Sem asa traseira. Os segredos do 9X8, o Hypercar da Peugeot

Estivemos no circuito de Portimão para a apresentação mundial do Peugeot 9X8 que marca o regresso da marca francesa a Le Mans.

Peugeot 9x8
© Razão Automóvel

Foi no Circuito Internacional do Algarve que a Peugeot mostrou recentemente ao mundo o 9X8, o seu novo protótipo de endurance com elevadas ambições: conquistar as 24 Horas de Le Mans… já em 2023.

A introdução da nova categoria LMH, ou Le Mans Hypercars, foi vista pela Peugeot como a oportunidade ideal para adicionar mais um capítulo à sua longa e rica história nos campeonatos de resistência e nas 24 Horas de Le Mans, que se iniciou há mais de 30 anos.

E depois do 905 (com V10 a gasolina naturalmente aspirado) e do 908 HDI (com V12 Diesel) — ambos vitoriosos em Le Mans —, o regresso da Peugeot à categoria máxima dos campeonatos de resistência faz-se com o híbrido 9X8.

TUDO SOBRE: Peugeot 9X8. Hypercar foi revelado mundialmente no Autódromo do Algarve
Peugeot 9X8
É mesmo assim… Sem asa traseira! © Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Um protótipo que abraça os tempos de mudança que a indústria automóvel passa, introduzindo uma cadeia cinemática híbrida que combina um 2.6 V6 biturbo montado em posição central traseira com um motor elétrico montado no eixo dianteiro, garantindo tração às quatro rodas e 500 kW de potência máxima combinada, o mesmo que 680 cv.

Mas o tópico que tem animado as conversas à volta do 9X8 é mesmo o seu design. Pode ter «garras» em LED que o identificam como Peugeot, mas é a ausência da asa traseira que nos deixa algo perplexos — como é que este protótipo consegue gerar os níveis de downforce exigidos sem uma enorme asa traseira?

O Diogo Teixeira esteve no circuito de Portimão e pode questionar Jean-Marc Finot, o diretor da Stellantis Motorsport, precisamente sobre esta intrigante característica, num vídeo a não perder:

https://youtu.be/xxb7ikpj4go

Além de Jean-Marc Finot, o Diogo esteve à conversa com Linda Jackson, a diretora executiva da Peugeot, que também tem sido parte ativa no desenvolvimento deste programa desde o seu início, no final de 2019, apesar de na altura ainda não ser a responsável máxima pela marca francesa.

Estreia nos circuitos já em julho

A escolha do Autódromo Internacional do Algarve por parte da Peugeot não serviu apenas para a apresentação mundial do 9X8, mas também para dar seguimento aos testes de desenvolvimento da nova máquina.

Peugeot 9x8

O circuito de Portimão é um dos cinco circuitos selecionados pela Peugeot para o desenvolvimento do seu Hypercar. Le Castellet na França, MotorLand Aragón e Barcelona, ambos em Espanha, e Magny-Cours, novamente em França, são os outros circuitos onde o desenvolvimento do 9X8 será efetuado.

Contudo, não vamos ter de esperar muito tempo para a estreia do Peugeot 9X8 nos circuitos. É já no próximo dia 10 de julho, na 4.ª prova do FIA WEC (Campeonato Mundial de Resistência da FIA): as 6 Horas de Monza (Itália), que o novo Hypercar vai entrar em ação pela primeira vez.

A Peugeot irá participar na prova com dois 9X8 e já anunciou o nome dos pilotos que estarão aos seus comandos: Paul Di Resta, Loïc Duval, Mikkel Jensen, Gustavo Menezes, James Rossiter e Jean-Éric Vergne. Fica só por saber qual o alinhamento final de pilotos para cada um dos carros.

Peugeot 9x8
À esquerda: Olivier Jansonnie, vice-presidente técnico do WEC na Stellantis; Linda Jackson, CEO da Peugeot; Jean-Marc Finot, diretor da Stellantis Motorsport. À direita temos os pilotos: Paul Di Resta, Loïc Duval, Mikkel Jensen, Gustavo Menezes, James Rossiter e Jean-Éric Vergne. © Razão Automóvel

Depois de Monza, os Peugeot 9X8 participarão ainda em mais duas provas: as 6 Horas de Fuji, Japão, em setembro e as 8 Horas de Bahrein, em novembro.

A participação nas 24 Horas de Le Mans acontecerá no próximo ano em 2023, coincidindo com o 100.º aniversário da lendária corrida de resistência.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 405 T16?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 405 T16, o especial de homologação (aparentemente)